Sobre o Curso

No curso de licenciatura em Letras – Português/Inglês, o estudante aprende a lidar de forma crítica com as diferentes linguagens. Sua matriz curricular é interdisciplinar e composta de conteúdos com habilidades e competências que atendem perfeitamente as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais, priorizando a formação do docente para uma educação de valores e princípios éticos, humanos e sociais. O curso tem por objetivo formar profissionais atuantes, com conhecimento científico e comunicativo, capazes de compreender e interpretar corretamente a língua portuguesa e língua inglesa.

*Confira as condições em: www.vemprafam.com.br/condicoes-especiais.

Principais atividades

A grade curricular é composta por disciplinas teóricas e práticas que abrangem a área de atuação do profissional de educação.

Os alunos recebem todos esses conhecimentos por meio das disciplinas básicas que abordam as questões de homem e de mundo, como: Sociologia, Filosofia, Antropologia e as específicas, que fazem parte da formação docente: Didática,

Metodologia e Prática da Língua Portuguesa, Língua Inglesa: Leitura e Produção de Texto, Literatura Africana em Língua Portuguesa, Literatura Africana em Língua Portuguesa, Literatura Inglesa, Literatura Norte-Americana entre outras.

Depoimentos dos nossos alunos

Vanessa Cristina Matos da Silva

Letras

A FAM abriu a minha mente para um outro universo. Nunca gostei muito de estudar, e foi difícil dar o primeiro passo. Vir para a FAM foi uma das melhores escolhas que já fiz na vida.

Guilherme Correa dos Santos

Letras

A FAM é um lugar no qual a gente aprende a desenvolver os conhecimentos teóricos por meio das interações com os professores e demais alunos, estimulando a gente a pensar e refletir sobre os assuntos de forma autônoma e participativa nas aulas. O ensino aqui é uma expansão e ligação do que já sabemos com o que precisamos saber.

Principais diferenciais

O curso está reconhecido pelo MEC com a nota máxima, 5, e possui um corpo docente qualificado, composto por doutores e mestres com considerável experiência na área de educação, literatura e línguas, vasta experiência profissional e sólida formação acadêmica, fazendo com que o aprendizado ocorra de modo prático e diferenciado.

Os Projetos Integrados (PI) são realizados em todos os semestres do curso, o que permite que o estudante se desenvolva no campo de pesquisa, contribuindo para a formação do docente pesquisador. Esses projetos, que são interdisciplinares, ocorrem em disciplinas especificas e desenvolvem temas da práxis pedagógica, entre elas a literatura, a educação especial, a língua inglesa e outras, como redação e mercado editorial. Cada uma das disciplinas do curso possui um grupo de exigências/conhecimento de língua portuguesa, um conjunto de leituras de obras significativas, uma percepção clara da língua inglesa, um conjunto de leituras tanto de obras produzidas na Inglaterra e nos EUA como de outros países como Índia, África do Sul, Austrália, tudo isso muito bem estruturado no curso.

A salas de aula possuem espaço físico amplo e são equipadas com materiais de última geração, que permitem um melhor aprendizado, com conforto e segurança.

Em nossa biblioteca física e virtual se pode contar com um grande acervo para consulta, além da possibilidade de uso das principais bases de dados com artigos nacionais e internacionais da área de educação e língua inglesa.

Coordenação: Ana Lúcia Sanchez L. Ventura

Pedagoga, licenciatura em Pedagogia – Faculdades Metropolitanas Unidas (2006), licenciatura em Letras – Licenciatura – FAM CENTRO UNIVERSITARIO (2022), Pós-graduação em Gestão educacional (2009) e Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2016). Possui mais de 15 anos de experiência no ensino superior com atuação na docência e na coordenação. Atualmente é coordenadora dos cursos de Licenciaturas e de pesquisa e extensão – FAM CENTRO UNIVERSITARIO; Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FAM desde 2019 e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) pela FAM desde Mar/2020, e membro do Conselho Editorial da Revista eletrônica InterAÇÃO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas de Educação e gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação educacional, alfabetização, saúde e educação, pesquisa em educação, extensão universitária e formação de educadores. Assessoria e consultoria em educação. 

Contate a coordenação

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2024

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