PROCESSO SELETIVO 2017Inscrições Abertas! | 1ª Mensalidade por apenas R$49

INSCREVA-SE JÁ!
São Paulo – Capital e Regiões Metropolitanas: 11 3003-6644
Demais localidades: 0800-727-4660

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

SOBRE O CURSO

O MBA em Gestão Estratégica de Negócios tem como proposta subsidiar seus discentes para aprenderem técnicas essenciais como gestores de negócios com excelência em suas ações estratégias organizacionais.

O profissional também terá três diferentes níveis de atuação no mercado, sendo eles:

  • Nível estratégico – atuar na elaboração e execução do planejamento estratégico e de negócios das empresas;
  • Nível tático – gerenciar negócios, processos e pessoas, posicionamento de produtos e serviços, análise de políticas de distribuição, preços e promoções, entre outros;
  • Nível operacional – atuar nas atividades que exigem pesquisa de mercado, relações comerciais, captação de investidores, logística e distribuição de produtos, registro de estatísticas de negócios, entre outros.

O curso oferece uma formação que permite o desenvolvimento do aluno para que consiga gerenciar organizações e negócios em todos os níveis de decisão e contribuir, por meio do processo educacional, para a melhoria contínua dos processos de gestão de negócios no mundo globalizado em organizações de diversos tamanhos. Visa também o desenvolvimento e formação de executivos com os mais altos padrões técnico-científicos, morais, éticos e humano.

 

OBJETIVOS

GERAIS:

  • Desenvolver competências profissionais nos participantes, acrescentando uma visão estratégica e humana, para a organização se tornar competitiva, rentável, dinâmica e que consiga realizar os negócios com relacionamentos duráveis e sustentáveis;
  • Formar profissionais que saibam criar valores profissionais, estratégicos e humanos, em um ambiente de negócios que exige conhecimento, versatilidade e objetividade;
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico para a realização de análises dos ambientes internos e externos da organização, com o intuito de gerar uma competitividade saudável, empreendedora e de longo prazo.

ESPECÍFICOS:

  • Melhorar a comunicação interpessoal e a escrita de maneira científica;
  • Desenvolver e aprimorar técnicas de gestão e liderança de pessoas;
  • Aprender e aprimorar conhecimentos de contabilidade gerencial;
  • Aprimorar e entender técnicas de administração de negócios em empresas de diversos portes;
  • Elaborar e reestruturar o planejamento organizacional nos aspectos e níveis estratégico, tático e operacional;
  • Apresentar e ensinar técnicas para a organização e planejamento da gestão financeira organizacional;
  • Desenvolver estratégias de marketing para a gestão de negócios corporativos;
  • Desenvolver e estruturar a administração de recursos humanos para a gestão cooperada de pessoas no ambiente organizacional;
  • Apresentar os conceitos de governança corporativa e sustentabilidade organizacional, que permitam uma gestão empresarial planejada;
  • Ensinar técnicas de negociação, que permitam o alcance de metas traçadas nos ambientes de negócios modernos;
  • Apresentar técnicas de análise de riscos corporativos, para atuação no mercado corporativo moderno e gestão de negócios globais e regionais;
  • Apresentar técnicas de análise de negócios e corporações, para a tomada de decisões na realização de investimentos de estruturas corporativas.

 

DIFERENCIAIS

O curso proporciona uma visão estratégica para que o aluno possa tornar a organização competitiva, rentável, dinâmica e que consiga realizar seus negócios com relacionamentos duráveis e com crescimento sustentável. O aluno terá ênfase em pontos como:

  • Comunicação interpessoal e a escrita de maneira científica;
  • Técnicas de gestão e liderança de pessoas;
  • Contabilidade gerencial;
  • Técnicas de administração de negócios em empresas de diversos portes;
  • Planejamento organizacional;
  • Gestão financeira organizacional;
  • Marketing para a gestão de negócios corporativos;
  • Administração de recursos humanos;
  • Governança corporativa e sustentabilidade organizacional;
  • Técnicas de negociação;
  • Riscos corporativos para gestão de negócios globais e regionais;
  • Investimentos de estruturas corporativas.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de todas as áreas que necessitem de formação com visão de negócio estratégica. Os alunos poderão ser formados em todas as áreas acadêmicas, executivos, diretores, gestores e profissionais de negócios globais, professores e consultores empresariais. São profissionais que buscam um aperfeiçoamento profissional.

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Sidney Proetti

MINICURRÍCULO

Prof. Dr. Sidney Proetti, doutor em Comunicação Social pela UMESP, atualmente é professor e coordenador dos cursos Sequenciais e do MBA em Gestão Estratégica de Negócios, professor de TGA, O&M, Marketing, Estratégias de Marketing, Gestão Empresarial, entre outras áreas. Foi professor de Venda Pessoal, Fundamentos das Transações em Marketing e Fundamentos das Relações em Marketing e orientador de TCC no curso Superior de Tecnologia em Marketing da PUC-SP. Professor de Unidades Curriculares em Estudos Organizacionais e Estratégia Empresarial, entre outras, da Faculdade das Américas (FAM) em São Paulo. Tem experiência na área de Consultoria e Administração atuando principalmente nos seguintes temas: líder, liderados, objetivos, situação, atualidade, conhecimento, equipe, gestão, mercado, negócios, perfil profissional e envolvimento, estilos de liderança, gestão participativa e marketing. Autor de nove livros em diversas áreas do conhecimento científico.

CORPO DOCENTE

Corpo Docente
  • Claudia Ramos Lessa
  • Gustavo Alexandre de Miranda
  • José Emílio Laporta
  • Luiz Henrique Mourão Machado
  • Marco Antonio Sampaio de Jesus
  • Sidnei Antonio Longhini
  • Simone Ziantonio Proetti
  • Valdir Amado da Silva

 

MINICURRÍCULO DO CORPO DOCENTE  

Simone Ziantonio Proetti é graduada em Letras pelo Centro Universitário Assunção, pós-graduada em Psicopedagogia pela mesma instituição e Mestre em Comunicação, Educação e Administração pela Universidade São Marcos. Aperfeiçoamento em “Educar na Sociedade da Informação”, Universidade de São Paulo, USP, Brasil; ano de finalização: 2001. Possui experiência acadêmica de 15 anos no Ensino Superior e Médio, é revisora de textos para publicação e professora de cursos de Comunicação e Redação Empresarial in company. Também é professora convidada do MBA da UNIRP (Centro Universitário São José do Rio Preto) com a disciplina “Redação Publicitária”. É autora dos livros O aluno universitário e a compreensão global de textos e Brinquedoteca: desenvolvimento das múltiplas inteligências (EDICON).

 

Claudia Ramos Lessa é graduada em Administração de Empresas pela ESAN – SP, formada em Fundamentação Pedagógica pela FATEC e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Tem especialização em Gestão de Recursos Humanos (equivalência MBA) pela FGV e especialização em Pesquisa Social (Metodologias, Pesquisa-ação) pela PUC-SP. É doutoranda em História Econômica na USP desde 2009. Atuou como profissional executiva em empresas como: Grupo Itaú, Citibank, Cia. Souza Cruz, Supermercado Peg-Pag, Johnson&Johnson, Cosipa, Scopus Tecnologia e Price WaterhouseCoopers. Como consultora de empresas, dirige projetos organizacionais em empresas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em diferentes ramos de atividade.  Professora em curso de graduação e pós-graduação, destaca-se como conferencista em assuntos ligados ao comportamento humano nas empresas. Também atua como professora em programas de MBA na Fundação Vanzolini, FIA, Trevisan e UNIFAI. Autora do livro Trabalhando com a Morte, Editora Scarpitta, 1996.

 

Sidnei Antonio Longhini possui mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Graduação em Ciências Contábeis pelas Faculdades Associadas Ipiranga (1977). Atualmente é professor do UNIFAI – Centro Universitário Assunção, no curso de Ciências Contábeis e no MBA em Gestão Estratégica de Negócios e é instrutor da Mais Valor Consultores em Gestão Ltda. Também é professor de pós-graduação da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI – IECAT – SP). Foi professor da Universidade Nove de Julho e FECAP. Tem experiência nas áreas Administrativa, Financeira e Contábil. Trabalhou na Volkswagen do Brasil S/A durante 33 anos, atuando nos setores de contabilidade, logística, organização e sistemas.

 

Marco Antonio Sampaio de Jesus é Doutor em Administração – linha de pesquisa: Inovação; Mestre em Gestão de Negócios – linha de pesquisa: Estratégia e Competitividade (dissertação em estratégias de internacionalização); MBA em Gestão de Varejo; Especialista em Administração Industrial; Especialista em Administração Empresarial; Graduado em Administração. ATUAÇÃO ACADÊMICA/PROFISSIONAL: Coordenação dos cursos Administração (Presencial e EaD), Ciências Contábeis (Presencial) e Processos Gerenciais (Presencial) na Faculdade das Américas (FAM); professor universitário (Graduação, Extensão e MBA) e sócio da Opus Consulting. ATUAÇÃO CIENTÍFICA: Atual – Pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão e Modelos da Inovação. vinculado à Universidade Nove de Julho e certificado pelo CNPq; Anterior – Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Competitividade Regional e Desafios Estratégicos – COMPET” vinculado à Universidade Católica de Santos e também certificado pelo CNPq. INTERESSES DE PESQUISA: Inovação (estratégias e gestão), Organizações Sustentáveis, Internacionalização de Empresas, Estratégia e Competitividade e Agronegócio.

 

Luiz Henrique Mourão Machado é doutorando em Administração de Empresas pela UNINOVE. Economista pela PUC-SP, Mestre em Administração de Empresas pela UNINOVE e MBA em Finanças pelo IBMEC. Desde 2008 atua também como professor de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas a Administração Estratégica e de TI, Gestão e Avaliação de Projetos, Finanças Corporativas, Gestão de Ativos e Carteiras, Gestão de Portfólio, Operações de Mercado Financeiro Renda Fixa, Renda Variável e Gestão de Riscos/Compliance (ALM), Administração Hospitalar, Gestão de Crédito, Riscos, Precificação (Valuation), Economia, Macroeconomia, Economia Brasileira e Internacional. Há mais de 19 anos no setor financeiro, passou por instituições como Bradesco, BankBoston e Banco Real, em atividades que vão do Departamento Comercial, Atendimento ao Segmentos de Educação e Saúde à Mesa de Operações.

 

Valdir Amado da Silva possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1983) e graduação em Comunicações pela Fundação Armando Álvares Penteado (1975) e Mestrado em Administração pela FACECA. Foi professor de graduação nos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNIFAI e é professor convidado dessa instituição no programa de MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de equipes, atuando principalmente nos seguintes assuntos: administração geral, informática, política, sociologia aplicada, tecno-stress, qualidade em serviços e problemas brasileiros. Mestrado Profissional em Empreendedorismo na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC/USP.

 

Gustavo Alexandre de Miranda é doutor em Educação (área de concentração: ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), 2011. Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2004. Licenciado em Matemática pela Universidade do Grande ABC, 2001. Nos últimos anos, tem-se dedicado a reflexões histórico-filosóficas sobre a origem, a organização e a difusão do conhecimento; em particular, do conhecimento matemático. Tem produzido a partir de três eixos: (1) do ensino de Ciências e Matemática; (2) da história das Ciências e da Educação Matemática; (3) das relações entre inter/transdisciplinaridade / etnomatemática. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática – GEPEm (USP). Professor da Faculdade das Américas (FAM-SP), nos cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Gestão em Recursos Humanos e Finanças; também no Centro Universitário Capital (Unicapital), nos cursos de engenharia civil e administração. Em 2013, publicou o livro Um Mundo Assombrado pela Fragmentação: na trilha da rearticulação do conhecimento, lançado pela Paco Editorial.

 

José Emílio Laporta possui graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Centro Universitário da FEI (1973), especialização em Engenharia de Segurança pela FUNDACENTRO (1978) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Atuou durante 20 anos como professor de Administração de RH e Gestão de Marketing no curso de pós-graduação para Engenheiros do Centro Universitário da FEI; durante 6 anos atuou como Professor na pós-graduação de Gestão Avançada da Qualidade e Ferramentas da Qualidade da Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa na Universidade Mogi das Cruzes e durante 6 anos no Centro Universitário Nove de Julho no curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade, Gestão de RH. Atualmente é professor do Centro Universitário Assunção – UNIFAI atuando principalmente nos seguintes temas: teoria geral da administração, administração de materiais, administração da produção e operações, elaboração de projetos, qualidade e produtividade, gestão de pessoas, treinamento, motivação, recrutamento e seleção, responsabilidade social corporativa, jogos de empresas, tendo iniciado as atividades em 2007. Além disso, é professor do programa de MBA em Gestão Estratégica de Negócios, nessa instituição. Também ministra aulas na Faculdade Diadema, filiada à UNIESP, nas seguintes disciplinas: Jogos de Empresas, Gestão da Qualidade e Gestão da Produção.

Grade Curricular

Módulo

Unidade Curricular Carga horária

Professor

I – Básico Comunicação Empresarial e Textos Científicos

60h

Ma. Simone Ziantonio Proetti*
Gestão e Liderança de Pessoas

60h

Dr. Sidney Proetti
Administração de Negócios

60h

Me. José Emílio Laporta*
II – Intermediário Contabilidade Gerencial

60h

Me. Sidnei Antônio Longhini*
Planejamento Estratégico e Organizacional

60h

Dr. Sidney Proetti
Organização e Planejamento da Gestão Financeira e Organizacional

60h

Me. Luiz Henrique Mourão Machado
III – Avançado Marketing Estratégico

60h

Dr. Sidney Proetti
Administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

60h

Dr. Marcos Sampaio
Governança Corporativa e Sustentabilidade Organizacional

60h

Ma. Cláudia Ramos Lessa*
IV – Master Técnicas de Negociação

60h

Me. Valdir Amado da Silva*
Gestão e Análise de Riscos

60h

Dr. Gustavo Miranda
Análise de Negócios e Tomada de Decisão

60h

Dr. Sidney Proetti

 

 

Atualizado em 20/12/2016.

*Mensalidades válidas para ingressantes em 1º semestre dos cursos presenciais, com pagamento efetuado até o dia 15 de cada mês.

INFRAESTRUTURA DE PADRÃO INTERNACIONAL

A Faculdade das Américas dispõe de uma moderna infraestrutura com padrão internacional (pioneira no Brasil), onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut consequat porttitor faucibus. Etiam dignissim, turpis at dignissim laoreet, lectus

Fulano de tal

Bacharel em Administração – turma 2015