i

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Neste ano ocorre a 21ª. edição da Maratona.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc.). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2015, mais de 40 mil estudantes de mais de 2700 escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 128 (cerca de 1%) participarão das Finais Mundiais do evento, em Phukhet, Tailândia. Seis times brasileiros estarão presentes nas finais mundiais.

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

i

i

PATROCINADORES

i

i

INFORMAÇÕES SOBRE A MARATONA:

Como participar?

A Maratona é dirigida a alunos de cursos superior da área de computação e afins: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc. Cada escola poderá inscrever mais de um time (veja as regras do concurso para mais detalhes).

A Maratona ocorre em duas fases. A primeira fase será eliminatória, e ocorrerá simultaneamente no dia 10 de setembro de 2016 em várias sedes espalhadas por todo o Brasil. A final da XXI Maratona de Programação ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro de 2016 em Belo Horizonte, e contará com os times classificados nas várias sedes na primeira fase.

Inscrição

O responsável pela inscrição dos times é o “coach“. Uma mesma pessoa pode ser coach de vários times. O coach deve ser um professor da Instituição representada ou ser indicado para a função por um professor da Instituição. O mesmo coach pode representar todos os times da instituição.

A inscrição se dá em três passos que podem ser feitos em qualquer ordem: pagamento da taxa de inscrição, inscrição dos times no site do Concurso, e envio da Declaração de Qualificação. Todos os passos devem ser feitos até 28 de agosto de 2016 para que sua inscrição seja aceita. Para fazer o pagamento da taxa de inscrição você precisa saber apenas quantos times irá inscrever. Portanto, este pode ser feito antes dos dados dos times estarem completos no site do ICPC.

Para completar a inscrição de seus times siga os passos abaixo em qualquer ordem:

  • Deve ser providenciado o pagamento da taxa de inscrição na Maratona de Programação no site da SBC.
  • Inscrição dos times no site do ICPC deve ser feita pelo coach na sede da sua região (conforme as regras) do subcontest “South America/Brazil First Phase”;
  • Os coaches deverão assinar, digitalizar e enviar por email declaração (nova versão) ou enviar por fax para o número (11) 3091 5179 aos cuidados de Carlos Eduardo Ferreira. Os dados na declaração devem ser idênticos aos cadastrados no site do ICPC. 
Agenda

Programação 1ª fase

10 de setembro de 2016

  • 8h – Credenciamento
  • 8h30 às 10h30 – Palestras dos patrocinadores / Coffee Break
  • 10h30 às 12h – Aquecimento
  • 12h às 13h30 – Almoço
  • 14h às 19h – Competição
  • 20h – Resultado e Premiação
Localização

i
Faculdade das Américas – Unidade Paulista

Rua Augusta, 1.508 – São Paulo – SP
Próximo ao metrô Consolação | Paulista
(11) 3469-7600

i

ORGANIZAÇÃO

Professora Ms. Lucy Mari Tabuti
(11) 3469-7600