PROCESSO SELETIVO 2018Inscrições Abertas! | 1ª Mensalidade grátis

INSCREVA-SE JÁ!
São Paulo – Capital e Regiões Metropolitanas: 11 3003-6644
Demais localidades: 0800-727-4660

#Entrelaçando 2016 “Inovação em educação: perspectivas emancipadoras” (4 e 5 de maio de 2016)

Alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas participaram de um evento promovido pelo curso de Pedagogia da FAM com a finalidade de promover o entrelaçamento entre a produção do conhecimento na formação de professores e a produção de saberes a partir das experiências concretas em escolas paulistanas.

O evento, que ocorreu nos dias 4 e 5 de maio, no Auditório da FAM, contou com apresentações culturais organizadas pelos educandos e palestras que o enriqueceram por seus conteúdos diferenciados. Veja como foi a programação:

4/5 – Palestra sobre relato de experiências escolares, que registrou as experiências obtidas com alunos do ensino fundamental da comunidade de Heliópolis, ministrada pela Profa. Amélia Arrabal Fernandez, Coordenadora Pedagógica da EMEF Campos Salles.

4/5 – Palestra com a Diretora do E.M.E.I Guia Lopes, Profa. Cibele Rasy, que falou sobre o seu projeto de educação em respeito às diversidades étnico-raciais e de gênero, voltado para crianças da educação infantil, com idades entre 4 e 5 anos.

5/5 – Apresentações culturais realizadas pelos educandos do curso de Pedagogia sobre as experiências escolares inovadoras que se caracterizam por uma perspectiva ética que busca ampliar as possibilidades de uma aquisição gradual de independência política, econômica e cultural.

5/5 – Palestra com o Prof. Me. Cláudio Marques da Silva Neto, da EMEF Infante Dom Henrique, o qual relatou suas experiências escolares e citou a prática do currículo diferenciado que, ao mesmo tempo em que trabalha com os alunos, inclui a comunidade e o mais importante: os seus familiares.

5/5 – Palestra do Prof. Dr. Elie Ghanen sobre inovação na prática pedagógica, destacando tanto as atividades dos professores na escola como as políticas públicas que afetam de forma decisiva as iniciativas particulares de inovação.

Todas as palestras foram seguidas de intenso debate, quando os alunos puderam participar ativamente das reflexões e da produção de novos saberes, agora #ENTRELAÇADOS.

“Este evento traz ao grupo de estudantes dos cursos de formação de professores da FAM o olhar que amplia as possibilidades de atuação transformadora e progressista diante de um quadro social e cultural que parece cada vez mais difícil para as escolas públicas. Assim, nossos estudantes passam a olhar para a vida real, concreta, como um espaço que, apesar das relações conflituosas, pode ser modificado, transformando a escola em um território para uma vida mais digna e significativa para todas as crianças e para todos os jovens”. disse o Coordenador do curso, Antônio Carlos Vaz.

 

Entrelacando-2016