PROCESSO SELETIVO Inscrições Abertas! | 1ª Mensalidade por apenas R$49

INSCREVA-SE JÁ!
São Paulo – Capital e Regiões Metropolitanas: 11 3003-6644
Demais localidades: 0800-727-4660

Fala aí, professor!

FAM_SiteBlog_FalaAiProfessor_ProfThais_(CoordenadoraBiomedicina)_01

Nome completo: Profª Msc. Thais Ruegger Jarrouge Bouças

Coordenadora do Curso de Biomedicina da FAM

 

  1. Quais são as perspectivas de trabalho para o Biomédico?

Os profissionais biomédicos estão distribuídos em todas as esferas científicas, sejam elas públicas e privadas das universidades e faculdades, institutos de pesquisas, laboratórios clínicos, bancos de sangue, clínicas e hospitais. Podem atuar também em indústrias de desenvolvimento tecnológico e comercialização de técnicas de diagnóstico laboratorial, nas pesquisas clínicas junto às indústrias farmacêuticas, nas assessorias de apoio a serviços de saúde, instituições e organizações internacionais, contribuindo de forma responsável no cumprimento de suas obrigações frente aos desafios impostos pelo mercado.

Essa é a Biomedicina, uma carreira ampla, diversificada, desafiadora e promissora, capaz de contribuir grandemente com a Saúde, Educação e a Ciência no Brasil.

 

  1. Quais são as principais áreas de atuação?

É ampla a área de atuação do Biomédico. No entanto, para o desenvolvimento de suas atividades, o Biomédico tem de ter o reconhecimento de habilitação na área específica em que atua. Hoje o profissional Biomédico pode ser habilitado em até 35 áreas de atuação.

O Biomédico pode optar por trabalhar em centros de saúde ou em laboratórios hospitalares na promoção da saúde, prevenção e diagnóstico de doenças. Este profissional pode coletar e analisar diferentes amostras biológicas como sangue, fluidos e/ou tecidos corporais nas diferentes áreas: Bioquímica Clínica, Patologia Clínica, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Genética e Citogenética. Pode atuar nos Laboratórios de Reprodução Humana na manipulação de gametas e pré-embriões e no diagnóstico pré-implantacional. Pode ainda habilitar-se em imagenologia excluída a interpretação de laudos (ato privativo do profissional médico), e novas tecnologias e aplicações que por ventura sejam aplicadas à área do Diagnóstico por imagem e terapia.  O Biomédico habilitado em bromatologia pode realizar análises físico-químicas e microbiológicas para aferição da qualidade e contaminação de alimentos, desde a produção, passando pela coleta, transporte e armazenamento. Poderá assumir as atividades de responsabilidade técnica, realizar relatórios técnicos, perícias, consultorias e assinar os laudos.

As indústrias de biotecnologia ou empresas farmacêuticas são outro campo de atuação dos biomédicos que podem trabalhar na pesquisa clínica, na elaboração de soros, vacinas e reagentes, dependendo do campo de pesquisa e foco da empresa.

Atualmente, outra área na qual o biomédico pode atuar é a Biomedicina Estética, que desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionado à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo.

A partir dos conhecimentos e habilidades adquiridas, pode ainda ser responsável por organizar e coordenar todo o trabalho de análises clínicas em laboratórios particulares ou até mesmo trabalhar em campo como, por exemplo, no diagnóstico de doenças no Programa Médicos sem Fronteiras, trabalhando, frequentemente, em parceria com profissionais da equipe nacional, realizando treinamentos e supervisão.

 

  1. Qual a remuneração inicial do profissional?

Não existe um piso salarial nacional para o profissional biomédico. O salário depende dos Acordos Coletivos promovidos pelos Sindicatos de cada região. No Estado de São Paulo, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas (SINDHOSP), firmou Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo, com vigência de 1º de setembro de 2016, o piso salarial dos Biomédicos de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais), por mês, com grandes perspectivas de ascensão profissional.

O segredo para atingir um salário cada vez maior é não se manter estagnado. É muito importante que o Biomédico realize cursos de pós-graduação, domine outras línguas, participe de Congressos Nacionais e Internacionais, workshops, cursos de especialização mantendo seu currículo sempre atualizado. A dedicação, conhecimento/habilidades e atitudes fazem os profissionais Biomédicos serem mais valorizados no mercado de trabalho.

 

  1. O que o aluno precisa saber sobre o curso, antes de iniciar a Faculdade?

A Biomedicina é a área da saúde responsável pela busca do conhecimento e da compreensão das transformações do corpo humano, bem como suas consequências. É a ciência que permite não só o diagnóstico das mais diversas patologias que desafiam pacientes e profissionais da saúde, mas também conduz estudos e pesquisas voltadas para a melhoria do meio ambiente, possibilitando o controle de fatores que interferem no ecossistema, descobrindo suas causas, prevenção e diagnóstico, assim como o cuidado e tratamento estético de indivíduos saudáveis.

O aluno que pretende seguir esta área deve ter interesse pela pesquisa teórica e prática envolvendo atividades laboratoriais. Deve ter curiosidade, dedicação e empenho ao resolver problemas e solucionar hipóteses. Deve trabalhar buscando a interdisciplinaridade, multiprofissionalismo, sendo comunicativo e versátil, assim como saber tomar decisões e sempre estar atualizado.

 

  1. Quais são os diferenciais do curso de Biomedicina da FAM?

O Curso incentiva e promove o pensamento inovador que atravessa as fronteiras tradicionais de outros cursos. A abordagem é interdisciplinar e multiprofissional, nos quais os estudantes são parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, garantindo um trabalho focado na reflexão individual e coletiva, autonomia intelectual (busca e seleção da informação) e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. O currículo do curso de Biomedicina da FAM é inovador e atualizado conforme as diretrizes curriculares nacionais e habilitações eminentes à profissão regulamentadas pelo Ministério da Educação e Conselho Federal de Biomedicina.

O aluno de Biomedicina da Faculdade das Américas estará apto para atuar na área de imagenologia em procedimentos que envolvem a Ressonância Magnética, Tomografaia Computadorizada, Medicina Nuclear e Radioterapia. Pode atuar no diagnóstico laboratorial das diversas áreas de análises clínicas, como microbiologia, virologia, micologia, parasitologia, bioquímica, hematologia, citopatologia, imunologia e biologia molecular, além de gestão, controle de qualidade e gerenciamento de Resíduo de Serviço de Saúde. Pode ainda atuar na carreira acadêmica, pesquisa ou docência, bem como atuar em órgãos públicos da área da Saúde e criminalística (perícia criminal). Outras áreas de atuação nas quais o aluno biomédico da FAM pode atuar é a Reprodução Humana e Biomedicina Estética, que estão entre as mais novas áreas de atuação do biomédico.

 

  1. Como está o momento atual do mercado de trabalho?

Há uma projeção de crescimento do mercado de trabalho para os próximos anos, uma vez que o desenvolvimento de medicamentos e métodos diagnósticos voltados para o surto de novas doenças traz à tona a importância do biomédico no cenário brasileiro. No entanto, alguns biomédicos afirmam que o mercado de trabalho atualmente está muito competitivo. Uma pós-graduação e o domínio de outras línguas podem fazer a diferença na hora de conquistar a vaga desejada.

Inscreva-se aqui no curso de Biomedicina da FAM