PROCESSO SELETIVO Inscrições Abertas! | 1ª Mensalidade por apenas R$49

INSCREVA-SE JÁ!
São Paulo – Capital e Regiões Metropolitanas: 11 3003-6644
Demais localidades: 0800-727-4660

Fala aí, professor!

Blog-fala-ai_professor

.

Nome completo: Maria Bartira Muniz de Oliveira

Cargo: Coordenadora e professora do Curso de Direito

Na FAM desde: Eu ingressei na FAM em 2006.

 

 

 

 

Uma frase:

 “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana” – Carl Jung

 

  1. O que o aluno precisa saber sobre o curso, antes de iniciar a faculdade?

O aluno precisa saber que o Direito é a área do conhecimento que está presente na maioria das relações que se desenvolve em sociedade. E que a sua formação é muito importante, pois o prepara para atuar nas diferentes áreas.

  1. Quais são as principais áreas de atuação?

O Direito possui muitas áreas de atuação. Tal fato permite ao profissional trabalhar com temas que realmente gosta, o que contribui para o desenvolvimento de sua carreira.

Podemos citar áreas mais tradicionais como o Direito Civil, Penal, do Trabalho e Tributário. E áreas que vem conquistando cada vez mais espaço como o Direito Ambiental, Desportivo e as relações que envolvem compliance e ética nas corporações.

  1. Qual a remuneração inicial do profissional? Normalmente qual é a porta de entrada da carreira?

A remuneração inicial de um advogado no início de carreira varia entre R$ 3.500 a 6.000 reais. Existem diversas formas de iniciar nas carreiras jurídicas, mas a maioria das pessoas opta por iniciar como advogado.

  1. Quais são as perspectivas do mercado de trabalho para o curso de Direito?

As perspectivas são sempre promissoras pois independente do momento que o país atravessa, sempre há demandas jurídicas. Por exemplo: se aumentar o número de pessoas demitidas no País, crescem as demandas trabalhistas.

  1. O curso de Direito da Faculdade das Américas é reconhecido nacionalmente. Quais os diferenciais do curso na FAM?

Na FAM o aluno estuda teoria e prática simultaneamente. Desde o primeiro semestre o aluno estuda casos práticos e trabalha com situações simuladas que o profissional do Direito lida em seu dia a dia. E é estimulado a conhecer e estar nos ambientes profissionais onde atuará.

Isso proporciona uma formação diferenciada e prepara o aluno para iniciar profissão com mais segurança.Além disso, contamos com diversas atividades acadêmicas que complementam a formação do aluno.

  1. Qual o cenário atual do Direito no país?

O Direito rege as relações humanas e as relações empresariais e estatais. Por tal razão, a ciência tem uma importante contribuição para sociedade, pois o Direito protege todas a todos, indistintamente.

Atualmente destaca-se a contribuição do Direito para o combate à corrupção no país, que constitui um mal que prejudica toda a sociedade. Este é um exemplo de como a ciência jurídica contribui para a construção de uma sociedade mais justa.

  1. Em nossas entrevistas gostamos de trazer um tema valioso ao internauta, independentemente do curso em questão. Para essa conversa, queremos explorar o tema “Direito do Consumidor”. Quais dicas você pode dar aos nossos leitores?

Destaco três dicas importantes ao consumidor:

  1. Exija sempre a nota fiscal, pois ela comprova quando a compra foi efetuada e descreve o produto adquirido.
  2. Nas compras realizadas à distância ou pela internet, certifique-se se quem vende é pessoa ou empresa idônea e saiba que o artigo 49 do Código garante ao consumidor o prazo de 7 dias para desistir da compra. Esse direito protege o consumidor nas situações em que se compra por impulso.
  3. Se ocorrer qualquer problema em sua compra ou na prestação de um serviço, consulte um advogado imediatamente. Agindo assim você economiza tempo e dinheiro.