Faculdade ou centro universitário: quais são as diferenças e qual escolher?

Faculdade ou centro universitário? Conhecer a diferença entre os tipos de instituição de ensino é importantíssimo para a escolha da sua formação profissional, mas afinal, qual é a diferença entre essas duas categorias?

A primeira categoria de que vamos falar é a faculdade. Entre as opções, ela é tipo mais restrito de instituição, geralmente com cursos em menos áreas do conhecimento, como Comunicação, Saúde e Direito, que podem ser oferecidos apenas com autorização do MEC. Quanto ao corpo docente, as faculdades têm a obrigação de manter pelo menos 1/3 com a titulação de especialista na área, mas não há necessidade de que os professores atuem em dedicação exclusiva.

A outra categoria são os centros universitários. Estes são mais abrangentes do que as faculdades em todos os quesitos, desde a infraestrutura até a titulação dos professores. Essa categoria garante têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior e engloba mais áreas do conhecimento. Como dito antes, a cobrança com o corpo docente é maior, exigindo que 1/3 dos professores seja mestres ou doutores. É também requerido que 1/5 deles atue em dedicação exclusiva à instituição, sendo, portanto, vedado o trabalho secundário.

Hoje, a FAM é um centro universitário que, possui laboratórios e simuladores de práticas profissionais em todas as áreas do conhecimento, como: Ciências Jurídicas, Comunicação, Design, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra, Gestão e Negócios, Indústria, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia da Informação, Turismo e Hospitalidade. Caso queira nos conhecer, agende uma visita clicando aqui. Estamos ansiosos para conhecer você também.