Financeira

Como faço para emitir o boleto de cobrança?

Acesse o Portal do aluno clicando aqui.

Como faço para negociar minha parcela em atraso?

Você pode efetuar a negociação online, acessando o Portal do Aluno com seu login e senha ou do responsável financeiro. Também é possível entrar em contato com nossa Central de Atendimento, nos telefones abaixo:

São Paulo – capital e regiões metropolitanas

(11) 3003-6644 / (11) 3003-4660 – opções 1, 3, 1

Demais localidades

0800-727-4660 – opções 1, 3, 1

0800-777-8019 – telefone direto e dedicado à equipe de Cobrança.

Pelo WhatsApp: bit.ly/ONLINEFAM.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.

Como faço para adquirir uma bolsa de estudo?

As bolsas de estudo são concedidas no seu ingresso na FAM, na própria ficha de inscrição, onde é possível selecionar a bolsa. As bolsas ofertadas são confirmadas com base na data da efetivação do pagamento da matrícula no período vigente da campanha e/ou bolsa. Durante o processo seletivo, os percentuais de bolsa podem sofrer alterações sem prévio aviso, conforme as vagas são preenchidas. Para mais informações, acesse os regulamentos: https://www.vemprafam.com.br/bolsas-e-descontos/

Consigo solicitar uma bolsa com o curso em andamento?

Não, essa possibilidade existe apenas para colaboradores das empresas do grupo Crefisa e FAM.

Se transferir o meu curso, permaneço com a minha bolsa?

A bolsa é mantida, mas o percentual pode ser alterado.

O percentual de bolsa é vinculado sempre ao seu curso, turno, semestre, campus, modalidade e polo. O aluno pode consultar o valor a ser pago no site da FAM: https://www.vemprafam.com.br/graduacao/

Fique atento aos prazos para solicitar transferência no calendário acadêmico.

Como é efetuado o desconto por dispensa de disciplina?

Após ajuste na grade horária do aluno, a Secretaria informa à área Financeira o número de disciplinas dispensadas.

A área Financeira procederá a inserção do percentual de desconto no mês subsequente ao recebimento desta informação.

Como é efetuada a cobrança de dependências e adaptações?

Após solicitação no Portal do aluno dentro do prazo apresentado no calendário acadêmico, o boleto ficará disponível para pagamento na área Financeira com vencimento para 3 dias. O requerimento seguirá para enturmação após a confirmação do pagamento. O responsável financeiro do aluno poderá realizar o parcelamento do valor no Portal do Aluno em até 3x no boleto bancário. O requerimento só irá avançar após a confirmação de pagamento da 1ª parcela do acordo.

Preciso de uma declaração de quitação semestral. Como emitir?

A declaração de quitação semestral fica disponível no Portal do Aluno, na aba “Relatórios”. A emissão é permitida desde que não existam pendências de parcelas do período solicitado.

Meu boleto está com o valor divergente do contratado. O que fazer?

Recomendamos que sempre abra o boleto disponível no Portal, nas linhas do mês de interesse. O valor deverá estar com o desconto aplicado. Caso a informação não esteja no boleto, abra um requerimento online no Portal do Aluno, solicitando a “Revisão e Compensação de Valores” e informe o ocorrido.

Há reajuste no valor das parcelas?

Sim. O reajuste é anual e sempre a partir do mês de janeiro para todos os cursos.

Caso eu faça o trancamento do curso, há necessidade de continuar efetuando os demais pagamentos?

Ao trancar o curso, nenhuma mensalidade será cobrada posteriormente a solicitação, desde que esta ocorra antes do dia 8 do mês vigente.

Em quanto tempo eu começo a estudar após o pagamento da matrícula?

O mês de ingresso dos calouros é de acordo com a data de matrícula e o calendário acadêmico, que pode ser consultado em: https://vemprafam.com.br/centro-de-atendimento-ao-aluno/.

Para os cursos da modalidade EAD, fique atento à data de pagamento da matrícula, que está vinculada à forma de ingresso. Essas informações estão no edital do processo seletivo, conforme link acima.

Meu boleto não está disponível no Portal do Aluno ou apresenta mensagem de erro no momento do pagamento. O que devo fazer?

Abra uma solicitação online no Portal do Aluno com a descrição “Fale com a FAM”. Esse contato deve ocorrer até 3 dias antes do vencimento.

Após finalizar o semestre, eu preciso solicitar a renovação da minha bolsa para o próximo semestre?

Não. A bolsa de estudos é válida para todo o curso e será renovada automaticamente.

Caso eu queira quitar meu semestre vigente, qual o procedimento devo seguir?

Acesse o Portal do Aluno e clique em: Requerimento Online > Antecipação de Pagamento de Semestralidade. O boleto será disponibilizado no Portal do Aluno para pagamento na rede bancária. Fique atento aos prazos, conforme edital de valores vigente.

As datas de vencimento das parcelas podem ser alteradas?

Não. As datas de vencimento das parcelas são fixas: todo dia 9 para os cursos de graduação e todo dia 15 para os cursos de pós-graduação.

Não consigo abrir o PDF do boleto que recebi por e-mail.

Para download do boleto é preciso digitar sua data de nascimento (ddmmaaaa).

Tenho FIES. Posso efetuar transferência de curso e turno ou solicitar a transferência de outra IES para a FAM?

Não, pois a FAM não possui adesão ao FIES.

Posso me inscrever para bolsa do programa Escola da Família e estudar na FAM?

Não. A FAM não possui essa modalidade de convênio.

Sou bolsista do PROUNI. Posso efetuar transferência de curso, turno e campus?

Não efetuamos transferências nessa modalidade de programa, exceto quando não houver formação de turma.

Quando devo assinar a atualização da bolsa PROUNI?

A atualização é realizada online uma vez por semestre no período disponibilizado pelo MEC.

A FAM encaminhará o termo de atualização de bolsa via plataforma DocuSign, de assinatura digital, e após o aluno assinar o documento digitalmente, a regularização será realizada via sistema do SisProuni.

Posso suspender a bolsa PROUNI?

Sim. O bolsista pode solicitar a suspensão por duas vezes durante o período do seu curso.

A bolsa PROUNI é válida para contratação de DP?

Sim. Entretanto, informamos que pelas regras do Prouni, disponíveis no Manual do Bolsista no site da FAM, o aluno que não atingiu 75% de aproveitamento acadêmico poderá ter a sua bolsa encerrada. O encerramento é realizado com base no “rendimento acadêmico insuficiente”. Optamos em proporcionar ao aluno para prosseguir com o semestre letivo, tendo ciência de que havendo mais de 1 (uma) DP no mesmo semestre, elas não serão custeadas pelo Prouni, e sim pelo próprio estudante.

Exemplo: o aluno poderá ter somente 1 (uma) disciplina reprovada por semestre, que será custeada pelo Prouni. Um curso de 10 semestres, o aluno poderá ter 1 reprovação por semestre, totalizando até 10 disciplinas, e terá a liberação do Prouni para cursar sem custos.

Atenção: caso tenha mais de 1 reprovação em qualquer um dos semestres, o aluno perde o direito TOTAL de ter as DPs custeadas pelo Prouni.

Se eu contratar uma dependência ou adaptação e desistir de cursar, é possível solicitar o reembolso do valor?

O reembolso será aplicado apenas se o cancelamento for solicitado em até 7 dias após a contratação da matrícula de dependência ou adaptação. Passado esse prazo, não será aplicado reembolso em nenhuma hipótese.

Qual é o prazo para realização de reembolso?

O prazo para a realização de reembolso é até 30 dias úteis após a solicitação e o envio dos dados bancários.

Como faço a minha rematrícula?

Acesse o Portal do Aluno no período disponível para rematrícula e efetue a solicitação no campo “Matrícula Online”. Siga os passos para a efetivação da solicitação e efetue o pagamento do boleto.

Efetuei o pagamento do meu boleto, mas ele ainda está em aberto. O que devo fazer?

Registre uma solicitação via Portal do Aluno na aba “Requerimentos”, na opção “Revisão e Compensação de Valores”. Anexe o boleto e o comprovante de pagamento para que possamos efetuar uma pesquisa bancária. Link: https://portaldoaluno.vemprafam.com.br/FrameHTML/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Como faço para abrir um requerimento online?

Acesse o Portal do Aluno na aba “Secretaria/Requerimentos” e escolha a opção desejada de acordo com sua solicitação.

Link: https://portaldoaluno.vemprafam.com.br/FrameHTML/web/app/edu/PortalEducacional/login/

Posso solicitar a retomada de vínculo com débito ou acordo em andamento?

Sim, desde que não tenha pendência financeira. Havendo débitos vencidos, a retomada de vínculo será indeferida. Para os alunos com acordos em andamento é indispensável estar com as parcelas em dia e ter liquidado no mínimo 50% da dívida.

Quantas parcelas devo pagar no Semestre?

Para os cursos da modalidade presencial, EAD e semidigital, o contrato é composto por 6 parcelas a cada semestre. Para os cursos de pós-graduação da modalidade EAD, o contrato é composto por 12 parcelas.

Gostaria de financiar meu curso. É possível?

A FAM dispõe de parcerias com os bancos Bradesco e Santander para financiamento estudantil, com taxas reduzidas. O financiamento é realizado pelos bancos mediante análise de crédito com os critérios da própria instituição bancária.

Quais alunos podem se candidatar ao financiamento estudantil com os Bancos conveniados?

Conforme regras das instituições financeiras:

Banco Santander: exclusivamente alunos de Medicina.

Aluno calouro a partir da 4ª mensalidade do curso.

Aluno veterano poderá financiar o semestre e renovar ao final de cada semestre.

O avalista precisa ser o responsável legal/financeiro e pode ser adicionado um segundo avalista para compor a renda.

Banco Bradesco: calouros e veteranos de todos os cursos poderão solicitar o financiamento, desde que estejam adimplentes com o Centro Universitário das Américas.

Financiamento de até 100% do valor do semestre.

Para menores de 18 anos, a contratação é feita no nome do responsável legal.

Quais são os procedimentos para iniciar a avaliação para financiamento?

O aluno solicitará a Carta de Aptidão (Bradesco) ou Carta de Habilitação (Santander) pelo Portal do Aluno, na opção “Financiamento Estudantil”.

Havendo deferimento da solicitação, a Carta ficará disponível no Portal para emissão. O aluno apresentará a Carta ao banco para análise financeira. Assim que o banco aprovar o financiamento, a FAM receberá o crédito e, mensalmente, quitará as parcelas contratadas, até o final de seu saldo.

Para informações sobre o Financiamento Santander, acesse: www.santander.com.br/saude/universitarios-medicina.
Para mais informações sobre o Financiamento Bradesco, acesse: www.banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/emprestimo-e-financiamento/universitario/credito-universitario-bradesco.shtm.

Consigo alterar o responsável financeiro em meu contrato?

Sim. Para isso é preciso abrir um requerimento de alteração de responsável financeiro no Portal do Aluno.

O requerimento irá prosseguir se houver os documentos obrigatórios estiverem anexados: aditivo do contrato assinado, documento com foto, CPF, comprovante de residência (últimos 3 meses) e preenchimento de campos obrigatórios de telefone e e-mail do responsável financeiro.

A solicitação será cancelada caso os documentos não sejam anexados no prazo de 15 dias da abertura da solicitação.

Fique atento aos prazos no Calendário Acadêmico para esse tipo de alteração.