Financeira

Como faço para emitir o boleto de cobrança?

Basta acessar o Portal do Aluno, clicando aqui.

Como faço para negociar minha parcela em atraso?

Caro aluno, você tem duas opções para efetivar um acordo da parcela em atraso:

Direto pelo Portal do Aluno.

Em nossa Central de Atendimento pelos telefones (11) 3003-6644 / (11) 3003-4660 Opções 1, 3, 1 (São Paulo – capital e regiões metropolitanas) ou 0800-727-4660 Opções 1, 3, 1 / 0800-777-8019 não há necessidade de opção, é direto e dedicado a equipe de Cobrança (demais localidades).

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados.
Acesse pelo chat

Como faço para adquirir uma bolsa de estudo?

As bolsas de estudo são ofertadas durante o seu ingresso na FAM, na própria ficha de inscrição, onde é possível selecionar a bolsa e/ou campanha. As bolsas ofertadas terão o desconto válido somente após o pagamento da matrícula e durante o período vigente da campanha e/ou bolsa. Os percentuais de bolsa podem sofrer alterações sem prévio aviso, conforme as vagas são preenchidas. Para mais informações nos regulamentos, acesse.

Consigo solicitar uma bolsa com o curso em andamento?

As bolsas que podem ser cadastradas com o curso em andamento são as conveniadas, como Convênio Empresas, AVANTI e para funcionários do Grupo Crefisa. O percentual de bolsa aplicado nesses casos será compatível com a data de seu ingresso na FAM. Por exemplo: para o aluno que ingressou na FAM em 2019, buscaremos o percentual ofertado naquele período para aplicar a bolsa.

Como é efetuado o desconto por dispensa de disciplina?

Após ajuste na grade horaria do aluno, a Secretaria informa a Área Financeira o número de disciplinas dispensadas.
A área Financeira procederá a inserção do percentual de desconto no mês subsequente ao recebimento desta informação.

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Como é efetuada a cobrança de dependências e adaptações?

Após solicitação no Portal do aluno dentro do prazo apresentado no calendário acadêmico, o boleto ficará disponível para pagamento na área Financeira com vencimento para 3 dias. O requerimento seguirá para enturmação após a confirmação do pagamento.

Preciso de uma declaração de quitação semestral. Como emitir?

A declaração de quitação semestral fica disponível no Portal do Aluno, na aba “Relatórios”. A emissão é permitida desde que não haja débitos de parcelas do período solicitado.

Meu boleto está com o valor divergente do contratado. O que fazer?

Recomendamos que sempre abra o boleto disponível no Portal, nas linhas do mês de interesse. O valor deverá estar com o desconto aplicado. Caso a informação não esteja no boleto, abra um Requerimento online no Portal do Aluno, solicitando a “Revisão e Compensação de Valores” e informe o ocorrido ou envie sua solicitação pelo canal direto com o Financeiro clicando aqui.

Há reajuste no valor das parcelas?

Sim, o reajuste do valor contratual do curso poderá ocorrer uma vez ao ano.

Caso eu faça o trancamento do curso, há necessidade de continuar efetuando os demais pagamentos?

Ao trancar ou cancelar o curso, nenhuma mensalidade será cobrada posteriormente a solicitação, desde que esta ocorra antes do dia 08 do mês vigente.

Em quanto tempo eu começo a estudar após o pagamento da matrícula?

O mês de ingresso dos calouros é de acordo com a data de matrícula e o Calendário Acadêmico, que pode ser consultado através do centro de atendimento ao aluno
Para os cursos da modalidade EAD, fique atento à data de pagamento da matrícula, que está vinculada à forma de ingresso. Essas informações estão no Edital do Processo Seletivo, conforme link acima.

Meu boleto não está disponível no Portal do Aluno ou apresenta mensagem de erro no momento do pagamento. O que devo fazer?

Caso seu boleto não esteja disponível no Portal do Aluno ou apresente mensagem de erro no momento do pagamento, entre em contato direto com o Financeiro, acesse aqui. Esse contato deve ocorrer até 3 dias antes do vencimento.

Após finalizar o semestre, eu preciso solicitar a renovação da minha bolsa para o próximo semestre?

Não. A bolsa de estudo é válida para todo o curso e será renovada automaticamente

Caso eu queira quitar meu semestre vigente, qual o procedimento devo seguir?

Acesse o Portal do Aluno e clique em: Requerimento Online > Antecipação de Pagamento de Semestralidade. O boleto será disponibilizado no Portal do Aluno para pagamento na rede bancária. Fique atento aos prazos, conforme Edital de Valores vigente.

As datas de vencimento das parcelas podem ser alteradas?

Não. As datas de vencimento das parcelas são fixas: dia 09 de cada mês para os cursos de graduação e dia 15 para os cursos de pós-graduação.

Tenho FIES. Posso efetuar transferência de curso e turno ou solicitar a transferência de outra IES para a FAM?

A FAM não possui mais adesão ao FIES para novos contratos, efetuando apenas os aditamentos dos alunos com contratos ativos. Dessa forma, as transferências não podem ser realizadas, pois não temos mais ofertas de cursos/turnos e também não temos vagas para alunos transferidos de outras IES.

Como é efetuado o aditamento do FIES?

No período liberado para os aditamentos informados pelo FNDE, a FAM efetua a inclusão dos valores semestrais no SISFIES e, após esse processo, o aluno deve acessar o sistema do FIES ALUNO e aceitar os valores informados pela IES.
O aluno deve acompanhar a finalização do seu aditamento até que ele esteja com status de “Contratado” e, caso ocorra demora nesse processo, o aluno deve entrar em contato com a instituição bancária onde efetuou o seu contrato do FIES, para que seja efetuada a finalização da contratação no semestre informado.

Quais são os tipos de aditamento do FIES?

São dois os tipos de aditamento:
ADITAMENTO SIMPLIFICADO: o aditamento é concluído sem que haja necessidade de comprovar as informações na instituição bancária do contratante (aluno). É o aditamento mais rápido e sem nenhum tipo de alteração de percentual ou de fiador.


ADITAMENTO NÃO SIMPLIFICADO: o aditamento só é finalizado após o aluno entregar a DRM na instituição bancária e verificar qual é a alteração necessária para que seja concluído o aditamento. Nesses casos, geralmente, é efetuada alguma atualização de fiador ou de variação no percentual de financiamento.

Posso me inscrever para bolsa do programa Escola da Família e estudar na FAM?

Não. A FAM não efetua mais a adesão de bolsistas do programa Escola da Família, ficando apenas com a gestão dos alunos já bolsistas.

Sou bolsista do PROUNI. Posso efetuar transferência de curso, turno e campus?

Não é permitida a transferência de curso aos bolsistas do PROUNI, exceto quando não houver formação de turma.
A transferência de turno e campus será analisada mediante apresentação de documentação comprobatória da necessidade da alteração, por exemplo vínculo empregatício.

Quando devo assinar a atualização da bolsa PROUNI?

A atualização é realizada de forma online uma vez por semestre no período disponibilizado pelo MEC.
A FAM encaminhará o termo de atualização de bolsa via plataforma DocuSign de assinatura digital, e após o aluno assinar o documento digitalmente, a a regularização será realizada via sistema do SisProuni.

Posso suspender a bolsa PROUNI?

Sim. O bolsista pode solicitar a suspensão por duas vezes durante o período do seu curso

A Bolsa PROUNI é válida para contratação de DP?

Caso não atinja o aproveitamento acadêmico de no mínimo 75% no semestre, a bolsa PROUNI poderá ser suspensa para o cumprimento das disciplinas reprovadas, seja bolsista integral ou parcial.

Qual é o prazo para realização de reembolso?

O prazo para a realização de reembolso é de até 30 dias úteis após a solicitação e o envio dos dados bancários.

Como faço a minha rematrícula?

Acesse o Portal do Aluno no período disponível para rematrícula e efetue a solicitação no campo “Matrícula Online”. Siga os passos para a efetivação da solicitação e efetue o pagamento do bole

Efetuei o pagamento do meu boleto, mas ele ainda está em aberto. O que devo fazer?

Registre uma solicitação via Portal do Aluno na aba “Requerimentos”, na opção Revisão e Compensação de Valores. Anexe o boleto e o comprovante de pagamento para que possamos efetuar uma pesquisa bancária.

Clique aqui para acessar o Portal do Aluno.

Como faço para efetuar um requerimento online?

Acesse o Portal do Aluno na aba “Secretaria/Requerimentos” e escolha a opção desejada, de acordo com sua solicitação.

Clique aqui para acessar o Portal do Aluno.

Quantas parcelas devo pagar?

Para os cursos da modalidade presencial, EAD e Semidigital o contrato é composto por 6 parcelas a cada semestre. Para os cursos de pós-graduação da modalidade EAD, o contrato é composto por 12 parcelas.

Gostaria de financiar meu curso. É possível?

A FAM dispõe de parcerias com os bancos Bradesco e Santander para financiamento estudantil, com taxas reduzidas.

Quem tem direito ao financiamento estudantil?

Financiamento Santander: especialmente para alunos de Medicina:
Aluno calouro a partir da 4ª mensalidade do curso.
Aluno veterano poderá financiar o semestre e renovar ao final de cada semestre;
O avalista precisa ser o responsável legal/financeiro e pode ser adicionado um segundo avalista para compor a renda.


Financiamento Bradesco: calouros e veteranos de todos os cursos poderão solicitar o financiamento, desde que estejam adimplentes com o Centro Universitário das Américas:
Financiamento de até 100% do valor do semestre.
Para menores de 18 anos, a contratação é feita no nome do responsável legal.

Como contratar?

O aluno realizará a solicitação da Carta de Aptidão (Bradesco) ou Carta de Habilitação (Santander) pelo Portal do Aluno, na opção “Financiamento Estudantil”.


Após o deferimento da solicitação, a Carta ficará disponível no Portal para emissão. O aluno terá que apresentar a Carta ao banco para análise financeira. Assim que o banco aprovar o financiamento, a FAM receberá o crédito e, mensalmente, quitará as parcelas contratadas, até o final de seu saldo.

Para mais informações sobre o Financiamento Santander, clique aqui.

Para mais informações sobre o Financiamento Bradesco, clique aqui.