Biomedicina

A Biomedicina é a área da saúde responsável pela busca do conhecimento e da compreensão das transformações do corpo humano, bem como suas consequências. É a ciência que permite não só o diagnóstico das mais diversas patologias que desafiam pacientes e profissionais da saúde, mas também conduz estudos e pesquisas voltados para a melhoria do meio ambiente, possibilitando o controle de fatores que interferem no ecossistema, descobrindo suas causas, atuando na prevenção e também no diagnóstico.

Últimas novidades sobre o curso

Salas Tecnológicas

Veja Mais

Hospital Simulado

Veja Mais

Eventos e Notícias

Veja Mais

Depoimentos dos nossos alunos

Jessica Guedes

Biomedicina

Eu escolhi a FAM pela tecnologia oferecida na parte laboratorial e pela vivência na área de trabalho. Temos a mesma tecnologia no hospital simulado, e os currículos integrados também são um grande diferencial.

Rodrigo Gurgel

Biomedicina – oitavo semestre

Há quatro anos, eu tinha um sonho de ingressar na faculdade, foi quando eu conheci a FAM. Passeando pela região, vi o prédio da universidade, me chamou a atenção e entrei para ver como funcionava e, após poucas semanas, já estava aqui dentro da FAM fazendo a minha matrícula. No início do semestre seguinte, dei início ao curso de Biomedicina, e o ingresso na faculdade me deixou muito entusiasmado e ansioso, não via a hora de ir para os laboratórios, que são incríveis. A FAM sempre foi nota 10 em relação à infraestrutura, que é de padrão internacional. Hoje já faço estágio na área de pesquisa clínica de um grande hospital e posso dizer que estudar na FAM foi essencial para o início da minha carreira. Tive contato com grandes mestres e doutores que, de forma clara, objetiva e amigável, puderam passar um pouco da sua experiência e conhecimento para mim, para que nesse início de carreira eu pudesse aplicá-los de forma segura e correta. Estou aqui desde o surgimento do curso, quando não se tinha a nota do MEC e, mesmo assim, por acreditar no potencial da FAM, eu a escolhi e hoje tenho orgulho de dizer que somos nota 4.

Infraestrutura de padrão internacional

A FAM dispõe de uma moderna infraestrutura de padrão internacional (pioneira no Brasil), onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

Saiba mais sobre nossa

Metodologia

Clique e confira

A FAM tem como objetivo ser reconhecida como uma Instituição de Referência no Ensino, a qual privilegia a formação de pessoas éticas, autônomas, críticas, empreendedoras, inovadoras, criativas e socialmente responsáveis.

O Modelo Educacional da FAM é estruturado em cima dos seguintes elementos: ensino humanizado, valorização do acolhimento, infraestrutura e atendimento de excelência, disciplinas teóricas e práticas distribuídas em ciclos e módulos, projetos Interdisciplinares, atividades complementares que valorizam a ampliação dos conhecimentos e enriquecem o repertório formativo e estágios, que possibilitam a vivência em ambientes profissionais dos cursos que exigem esse componente curricular.

Para isso, disponibilizamos uma infraestrutura tecnológica diferenciada para os alunos vivenciarem uma experiência acadêmica completa, por meio de aulas que são aplicadas em teorias e desenvolvidas na prática por meio de discussões e problematizações de casos reais, levando o aluno não apenas a aprender, mas compreender o que está sendo ensinado e aplicar os conhecimentos em situações concretas da vida e do mercado de trabalho. Atuamos focados em cumprir com a nossa missão de formar pessoas para transformar a sociedade.

Corpo docente de alto nível

Coordenação: Camila de Melo Accardo

Graduada em Biomedicina pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2005), especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Faculdade Oswaldo Cruz (2007), Mestre (2008) e Doutora (2013) em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-doutorado (2019) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na área de inflamação e sepse. Coordenadora do Curso de Graduação em Biomedicina no Centro Universitário das Américas – FAM. Atua como professora nos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Radiologia e como tutora no curso de Medicina. Tem experiência nas áreas de Análises Clínicas, Análises Toxicológicas, Hematologia e Hemoterapia. Na área de Bioquímica, atua principalmente nos seguintes temas: enzimas lisossomais e análises farmacológicas de heparinas e heparinóides. Na área de Imunologia, ênfase no estudo de processos inflamatórios de origem patogênica e sepse.

 

Contate a coordenação

Principais Atividades

O aluno de Biomedicina da FAM estará apto para:

  • Atuar na área de imagenologia, com procedimentos de ressonância magnética, tomografia computadorizada, medicina nuclear e radioterapia;
  • Atuar no diagnóstico laboratorial das diversas áreas de análises clínicas, como microbiologia, virologia, micologia, parasitologia, bioquímica, hematologia, citopatologia, imunologia e biologia molecular, além de gestão, controle de qualidade e gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS);
  • Seguir carreira acadêmica, pesquisa ou docência, bem como atuar em órgãos públicos na área da saúde e em criminalística (perícia criminal);
  • Atuar na reprodução humana e na mais nova área de atuação, biomedicina estética, que desenvolve e aplica tratamentos para disfunções estéticas corporais, faciais e do envelhecimento fisiológico relacionadas à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo.