WhatsApp

Sobre o Curso

O curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, compreende a área da ciência que estuda os seres vivos e todas as suas relações com o ambiente, englobando a sua origem, evolução, características filogenéticas, morfológicas, fisiológicas e moleculares. O biólogo é um eterno curioso dos fenômenos que regem a vida microscópica e macroscópica na Terra porque estuda, investiga e identifica todos os aspectos da vida orgânica com o objetivo de compreender as causas, as origens, as leis, os mecanismos de funcionamento e o relacionamento entre os seres vivos.

Salas Tecnológicas

Veja Mais

Hospital Simulado

Veja Mais

Eventos e Notícias

Veja Mais

Infraestrutura de padrão internacional

A FAM dispõe de uma moderna infraestrutura de padrão internacional (pioneira no Brasil), onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

Saiba mais sobre nossa

Metodologia

Clique e confira

A FAM tem como objetivo ser reconhecida como uma Instituição de Referência no Ensino, a qual privilegia a formação de pessoas éticas, autônomas, críticas, empreendedoras, inovadoras, criativas e socialmente responsáveis.

O Modelo Educacional da FAM é estruturado em cima dos seguintes elementos: ensino humanizado, valorização do acolhimento, infraestrutura e atendimento de excelência, disciplinas teóricas e práticas distribuídas em ciclos e módulos, projetos Interdisciplinares, atividades complementares que valorizam a ampliação dos conhecimentos e enriquecem o repertório formativo e estágios, que possibilitam a vivência em ambientes profissionais dos cursos que exigem esse componente curricular.

Para isso, disponibilizamos uma infraestrutura tecnológica diferenciada para os alunos vivenciarem uma experiência acadêmica completa, por meio de aulas que são aplicadas em teorias e desenvolvidas na prática por meio de discussões e problematizações de casos reais, levando o aluno não apenas a aprender, mas compreender o que está sendo ensinado e aplicar os conhecimentos em situações concretas da vida e do mercado de trabalho. Atuamos focados em cumprir com a nossa missão de formar pessoas para transformar a sociedade.

Corpo docente de alto nível

Coordenação: José Manuel de Almeida Júnior

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras (UNAR). Graduado em Ciências Biológicas – Modalidade Médica – pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (1985). Coordenador do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura – e do curso superior de tecnologia em Radiologia, ambos do Centro Universitário das Américas – FAM. É o ponto focal das disciplinas constituintes do eixo comum da saúde e docente na disciplina de Morfologia Humana da FAM. É membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FAM. Possui grande experiência na área de Morfologia Humana, ministrando aulas de Anatomia Humana e Morfologia Humana desde 1986 em grandes universidades de São Paulo, além de ministrar cursos de especialização em área correlata. Foi coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG-UNIMESP) durante sete anos. Exerceu a função de professor responsável pelas atividades complementares da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Foi membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UMC e membro eleito pela comunidade acadêmica para atuar na Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UMC. Professor da disciplina de Anatomia Humana nos cursos de pós-graduação de Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Dermatofuncional e Morfologia Humana do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Professor da disciplina de Anatomia Humana nos cursos de pós-graduação de Afecções da Coluna Vertebral e Saúde da Mulher e do Homem da Santa Casa de São Paulo. Professor na disciplina de Anatomia e Fisiologia nos cursos de pós-graduação de Biomedicina e Estética da instituição CCE.

Contate a coordenação

PRINCIPAIS ATIVIDADES

O aluno de bacharelado do curso de Ciências Biológicas da FAM estará apto para:

  • Desenvolver pesquisas ambientais, como monitoramento de espécies em risco de extinção, reflorestamento ou recuperação de florestas, prestar consultoria sobre impacto ambiental e elaborar relatórios de impacto ambiental (RIMA);
  • Estudar a migração, inter-relações entre os organismos, estudos sobre comportamento animal, botânica, paleontologia, organismos marinhos, entre outros;
  • Investigar como as ações humanas, a falta de saneamento e a poluição afetam a saúde e comprometem o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e terrestres.