Sobre o Curso

Na FAM, o estudante é preparado para atuar em todas as áreas da Enfermagem, incluindo as dimensões assistencial e gerencial nos três níveis de complexidade da atenção – desde as unidades básicas de saúde (nível primário) até os hospitais de alta complexidade (nível terciário). Essa atuação se dará nos cenários em que se faça necessária a assistência de enfermagem à pessoa, indivíduo, família e comunidade.

Últimas novidades sobre o curso

Salas Tecnológicas

Veja Mais

Hospital Simulado

Veja Mais

Eventos e Notícias

Veja Mais

Infraestrutura de padrão internacional

A FAM dispõe de uma moderna infraestrutura de padrão internacional (pioneira no Brasil), onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

Saiba mais sobre nossa

Metodologia

Clique e confira

A FAM tem como objetivo ser reconhecida como uma Instituição de Referência no Ensino, a qual privilegia a formação de pessoas éticas, autônomas, críticas, empreendedoras, inovadoras, criativas e socialmente responsáveis.

O Modelo Educacional da FAM é estruturado em cima dos seguintes elementos: ensino humanizado, valorização do acolhimento, infraestrutura e atendimento de excelência, disciplinas teóricas e práticas distribuídas em ciclos e módulos, projetos Interdisciplinares, atividades complementares que valorizam a ampliação dos conhecimentos e enriquecem o repertório formativo e estágios, que possibilitam a vivência em ambientes profissionais dos cursos que exigem esse componente curricular.

Para isso, disponibilizamos uma infraestrutura tecnológica diferenciada para os alunos vivenciarem uma experiência acadêmica completa, por meio de aulas que são aplicadas em teorias e desenvolvidas na prática por meio de discussões e problematizações de casos reais, levando o aluno não apenas a aprender, mas compreender o que está sendo ensinado e aplicar os conhecimentos em situações concretas da vida e do mercado de trabalho. Atuamos focados em cumprir com a nossa missão de formar pessoas para transformar a sociedade.

Corpo docente de alto nível

Coordenação: Rita de Cassia Janicas

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo EEUSP/EERP-USP (2017). Mestre em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade de São Paulo-USP (2001). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (1990). Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Pará-UEPA (1989). É Conselheira em Aleitamento Materno e Instrutora em Simulação Realística, realizando pesquisas e utilizando a estratégia desde 2006.Tem 30 anos de experiência na área de Enfermagem, exercendo carreira assistencial e acadêmica como docente de graduação em disciplinas com ênfase na saúde da mulher e atenção primária à saúde atuando nos seguintes temas: saúde sexual e reprodutiva e prevenção do câncer ginecológico; assistência pré-natal, parto normal, recém-nascido puerpério e aleitamento materno. Recebeu prêmio e menção honrosa pela Tese de doutorado em simulação realística apresentada em Congresso Internacional (Simulation User Network) em junho de 2018. Atualmente é tutora de PBL do Curso de Bacharelado em Medicina do Centro Universitário das Américas e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário das Américas desde 2017.

Contate a coordenação

Principais atividades

O aluno de Enfermagem da FAM estará apto para:

  • Atuar no cuidado do paciente em clínicas, hospitais gerais e especializados, ambulatórios, empresas de grande porte, serviços de atendimento pré-hospitalar terrestre, aéreo e marítimo, postos de saúde e em domicílio;
  • Coordenar a equipe de saúde da família (agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem) e realizar consultas de enfermagem voltadas para gestantes, crianças, hipertensos e diabéticos;
  • Gerenciar e coordenar o trabalho da equipe de enfermagem nos serviços de saúde e realizar auditoria;
  • Realizar grupos educativos e visitas domiciliares, além de atuar no controle das doenças transmissíveis, na vigilância epidemiológica e vigilância sanitária.