Sobre o Curso

Este curso forma profissionais aptos a atuar no beneficiamento dos alimentos em escala industrial, desde a seleção da matéria-prima, dos insumos e das embalagens até sua distribuição e armazenamento. Prepara profissionais para elaborar projetos de instalações para processos de produção e desenvolvimento de novos produtos, para a supervisão da qualidade de alimentos e bebidas e para criar produtos que atendam às necessidades do consumidor, testando formulações com valores nutricionais, aromas, sabores e consistências diversas. É indicado ainda para aqueles que pretendem trabalhar no desenvolvimento de tecnologias limpas e aproveitamento de resíduos.

Últimas novidades sobre o curso

Salas Tecnológicas

Veja Mais

Hospital Simulado

Veja Mais

Eventos e Notícias

Veja Mais

Infraestrutura de padrão internacional

A FAM dispõe de uma moderna infraestrutura de padrão internacional (pioneira no Brasil), onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

Saiba mais sobre nossa

Metodologia

Clique e confira

A FAM tem como objetivo ser reconhecida como uma Instituição de Referência no Ensino, a qual privilegia a formação de pessoas éticas, autônomas, críticas, empreendedoras, inovadoras, criativas e socialmente responsáveis.

O Modelo Educacional da FAM é estruturado em cima dos seguintes elementos: ensino humanizado, valorização do acolhimento, infraestrutura e atendimento de excelência, disciplinas teóricas e práticas distribuídas em ciclos e módulos, projetos Interdisciplinares, atividades complementares que valorizam a ampliação dos conhecimentos e enriquecem o repertório formativo e estágios, que possibilitam a vivência em ambientes profissionais dos cursos que exigem esse componente curricular.

Para isso, disponibilizamos uma infraestrutura tecnológica diferenciada para os alunos vivenciarem uma experiência acadêmica completa, por meio de aulas que são aplicadas em teorias e desenvolvidas na prática por meio de discussões e problematizações de casos reais, levando o aluno não apenas a aprender, mas compreender o que está sendo ensinado e aplicar os conhecimentos em situações concretas da vida e do mercado de trabalho. Atuamos focados em cumprir com a nossa missão de formar pessoas para transformar a sociedade.

Corpo docente de alto nível

Coordenação: Osório Moreira Couto Junior

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009), Mestre em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2011), com estágio na área ambiental na Technische Universitat Bergakadamie (TU/Alemanha). Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2014), com estágio sanduíche pela Universidade Nova de Lisboa (UNL/Portugal). Pós-doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2017), desenvolvendo projeto vinculado a Petrobrás, referente a determinação de metodologias de scale-up de plantas pilotos visando à purificação de mistura modelo de gás natural do pré-sal. Atualmente, é Coordenador de Curso na Escola de Engenharias e Químicas da FAM (Centro Universitário das Américas), atuando em tempo integral na Gestão, em seu NDE, Colegiado e Docência.

Contate a coordenação

Principais atividades

O engenheiro de alimentos formado pela FAM estará apto para:

  • Gerenciar e administrar indústrias alimentícias;
  • Desenvolver métodos para produzir alimentos saudáveis e duráveis para serem comercializados;
  • Estudar as melhores maneiras de manter a qualidade da matéria-prima até sua industrialização ou consumo, evitando perdas;
  • Estabelecer padrões de qualidade e identidade de produtos, orientando e fiscalizando a aplicação desses padrões pelas indústrias;
  • Criar cardápios de produtos, sugerindo etapas de produção;
  • Alterar a composição de produtos naturais, reforçando seu teor nutritivo e decidindo seu melhor conservante para cada uso;
  • Escolher embalagens adequadas à conservação de produtos;
  • Vistoriar, periciar e avaliar produtos disponíveis;
  • Elaborar orçamentos e estudos de viabilidade técnica e econômica de projetos;
  • Coordenar o armazenamento dos produtos.