Sobre o Curso

O curso superior de tecnologia em Gastronomia abrange culinária, bebidas, técnicas e tecnologias utilizadas na alimentação e aspectos socioculturais associados. O curso integra teoria e prática – estas realizadas em modernos laboratórios idealizados para o melhor aproveitamento dos futuros chefs – e se completa com conteúdos voltados à administração de restaurantes, atuação profissional e planejamento executivo das cozinhas.

Últimas novidades sobre o curso

Salas Tecnológicas

Veja Mais

Hospital Simulado

Veja Mais

Eventos e Notícias

Veja Mais

Depoimentos dos nossos alunos

Lucas de Assunção Gonçalves

Gastronomia – quarto semestre

Pesquisando outras faculdades, avaliei que a FAM oferecia exatamente o que eu precisava. A sua nota no MEC também foi um fator decisório na minha escolha.

Vanessa Ganeu

Gastronomia

Eu escolhi a FAM pela infraestrutura e o corpo docente. Os benefícios de estudar aqui são, principalmente, os professores altamente preparados para te desenvolver para o mercado de trabalho. Eu entrei no curso de Gastronomia da FAM por hobby e hoje já penso até em abrir meu próprio restaurante.

Infraestrutura de padrão internacional

A FAM dispõe de uma moderna infraestrutura de padrão internacional (pioneira no Brasil), onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

Saiba mais sobre nossa

Metodologia

Clique e confira

A FAM tem como objetivo ser reconhecida como uma Instituição de Referência no Ensino, a qual privilegia a formação de pessoas éticas, autônomas, críticas, empreendedoras, inovadoras, criativas e socialmente responsáveis.

O Modelo Educacional da FAM é estruturado em cima dos seguintes elementos: ensino humanizado, valorização do acolhimento, infraestrutura e atendimento de excelência, disciplinas teóricas e práticas distribuídas em ciclos e módulos, projetos Interdisciplinares, atividades complementares que valorizam a ampliação dos conhecimentos e enriquecem o repertório formativo e estágios, que possibilitam a vivência em ambientes profissionais dos cursos que exigem esse componente curricular.

Para isso, disponibilizamos uma infraestrutura tecnológica diferenciada para os alunos vivenciarem uma experiência acadêmica completa, por meio de aulas que são aplicadas em teorias e desenvolvidas na prática por meio de discussões e problematizações de casos reais, levando o aluno não apenas a aprender, mas compreender o que está sendo ensinado e aplicar os conhecimentos em situações concretas da vida e do mercado de trabalho. Atuamos focados em cumprir com a nossa missão de formar pessoas para transformar a sociedade.

Corpo docente de alto nível

Coordenação: Marcelo Malta Werdini

Mestre em Hospitalidade com pesquisa relacionada à educação em Gastronomia. Possui especialização em Gastronomia, graduação no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e graduação no Curso Superior de Gestão em Gastronomia. Atualmente é coordenador e professor do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da FAM – Centro Universitário das Américas. Cozinheiro profissional desde 1991, administrador de empresas, consultor de restaurantes, tendo experiência como cozinheiro, chef e proprietário de restaurantes no Brasil e na Espanha. Apresentador do programa Aromas da Terra que veicula no canal Food Network – www.youtube.com/aromasdaterrabr

Contate a coordenação

Principais atividades

O aluno de Gastronomia da FAM estará apto para:

  • Fazer parte de qualquer equipe de cozinha, sendo qualificado para desempenhar qualquer função na brigada;
  • Conhecer e entender as tradições culinárias, sejam elas clássicas, sejam contemporâneas, além das variadas cozinhas étnicas;
  • Entender as bebidas como parte da experiência do restaurante;
  • Dominar as técnicas de corte, cocção, panificação e confeitaria;
  • Saber selecionar fornecedores e criar processos sustentáveis para a produção dentro da cozinha e do salão;
  • Desenvolver a percepção de criar ou fazer a releitura de pratos tradicionais.