Sobre o Curso

O médico é um profissional extremamente valorizado e imprescindível na promoção e nos cuidados da saúde e do bem-estar da sociedade. Atuante na prevenção, no tratamento e na reabilitação das enfermidades, o profissional médico é elemento decisivo para a saúde coletiva e individual. Adquirindo as habilidades profissionais, tanto diagnósticas e semióticas quanto de comunicação, de informática, terapêuticas e cirúrgicas, o aluno do curso de Medicina do Centro Universitário das Américas assegura-se de uma formação sólida, estando preparado para empenhar as mais adequadas e necessárias intervenções.

Últimas novidades sobre o curso

Salas Tecnológicas

Veja Mais

Hospital Simulado

Veja Mais

Eventos e Notícias

Veja Mais

Infraestrutura de padrão internacional

A FAM dispõe de uma moderna infraestrutura de padrão internacional (pioneira no Brasil), onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

Saiba mais sobre nossa

Metodologia

Clique e confira

A FAM tem como objetivo ser reconhecida como uma Instituição de Referência no Ensino, a qual privilegia a formação de pessoas éticas, autônomas, críticas, empreendedoras, inovadoras, criativas e socialmente responsáveis.

O Modelo Educacional da FAM é estruturado em cima dos seguintes elementos: ensino humanizado, valorização do acolhimento, infraestrutura e atendimento de excelência, disciplinas teóricas e práticas distribuídas em ciclos e módulos, projetos Interdisciplinares, atividades complementares que valorizam a ampliação dos conhecimentos e enriquecem o repertório formativo e estágios, que possibilitam a vivência em ambientes profissionais dos cursos que exigem esse componente curricular.

Para isso, disponibilizamos uma infraestrutura tecnológica diferenciada para os alunos vivenciarem uma experiência acadêmica completa, por meio de aulas que são aplicadas em teorias e desenvolvidas na prática por meio de discussões e problematizações de casos reais, levando o aluno não apenas a aprender, mas compreender o que está sendo ensinado e aplicar os conhecimentos em situações concretas da vida e do mercado de trabalho. Atuamos focados em cumprir com a nossa missão de formar pessoas para transformar a sociedade.

Corpo docente de alto nível

Coordenação: Rodrigo Guilherme Varotti Pereira

Rodrigo Guilherme Varotti Pereira. Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2003), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros (2006), título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (2006), especialização em Histeroscopia Diagnóstica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina do ABC (2008-2009), aperfeiçoamento profissional em Docência no Cenário do Ensino para a Compreensão pelo Centro Universitário das Américas – FAM (2017), e mestrado pelo Instituto de Assistência ao Servidor Público do Estado – Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (2014). Atualmente é Coordenador do Curso de Medicina do Centro Universitário das Américas – FAM; Doutorando pela Faculdade de Medicina do ABC; Chefe de Plantão do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros; Oficial Médico da Policia Militar do Estado de São Paulo na qualidade de Chefe da Seção Técnico Pericial da Diretoria de Saúde; Chefe de Plantão e Preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Ginecológica do Hospital Maternidade Jesus, José e Maria. Foi Diretor Técnico de Saúde, responsável pelo Departamento de Obstetrícia do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, e na docência em saúde em metodologias ativas.

Contate a coordenação

Principais atividades

O aluno de Medicina da FAM estará apto para:

  • Aplicar intervenções clínicas e cirúrgicas;
  • Discutir diagnósticos, prognósticos, tratamentos e meios de prevenção, em trabalho com equipes multidisciplinares;
  • Interpretar dados dos exames clínicos e complementares;
  • Planejar e prescrever tratamento para usuários dos sistemas de saúde;
  • Realizar consultas e atendimentos médicos;
  • Implementar políticas e ações para a promoção da saúde.