Sobre o Curso

O curso superior de tecnologia em Saneamento Ambiental é a área que trabalha com o saneamento básico, constrói sistemas e redes de água e esgoto, planeja a coleta, o gerenciamento e o tratamento de resíduos industriais e domésticos. Fiscaliza a qualidade da água e do tratamento do esgoto e também gerencia o armazenamento de resíduos em aterros sanitários e usinas de compostagem.

Últimas novidades sobre o curso

Salas Tecnológicas

Veja Mais

Hospital Simulado

Veja Mais

Eventos e Notícias

Veja Mais

Infraestrutura de padrão internacional

A FAM dispõe de uma moderna infraestrutura de padrão internacional (pioneira no Brasil), onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

Saiba mais sobre nossa

Metodologia

Clique e confira

A FAM tem como objetivo ser reconhecida como uma Instituição de Referência no Ensino, a qual privilegia a formação de pessoas éticas, autônomas, críticas, empreendedoras, inovadoras, criativas e socialmente responsáveis.

O Modelo Educacional da FAM é estruturado em cima dos seguintes elementos: ensino humanizado, valorização do acolhimento, infraestrutura e atendimento de excelência, disciplinas teóricas e práticas distribuídas em ciclos e módulos, projetos Interdisciplinares, atividades complementares que valorizam a ampliação dos conhecimentos e enriquecem o repertório formativo e estágios, que possibilitam a vivência em ambientes profissionais dos cursos que exigem esse componente curricular.

Para isso, disponibilizamos uma infraestrutura tecnológica diferenciada para os alunos vivenciarem uma experiência acadêmica completa, por meio de aulas que são aplicadas em teorias e desenvolvidas na prática por meio de discussões e problematizações de casos reais, levando o aluno não apenas a aprender, mas compreender o que está sendo ensinado e aplicar os conhecimentos em situações concretas da vida e do mercado de trabalho. Atuamos focados em cumprir com a nossa missão de formar pessoas para transformar a sociedade.

Corpo docente de alto nível

Coordenação: Almir Inácio Da Nobrega

Biólogo e Tecnólogo em Radiologia.
Coordenador dos Cursos de Ciências Biológicas e Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário das Américas.
Coordenador do serviço técnico de Imagem por Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – SP
Mestre em Engenharia Biomédica
Especialista em Fisiologia Humana
Especialista em Saúde Pública

Contate a coordenação

Principais atividades

O aluno do curso de Saneamento Ambiental da FAM estará apto para:

  • Conduzir equipes para instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção de saneamento;
  • Fiscalizar a qualidade da água e o tratamento do esgoto;
  • Projetar, implantar e gerenciar sistemas de armazenamento de resíduos;
  • Projetar a construção de redes de drenagem;
  • Monitorar a qualidade do ar, da água e do solo;
  • Implantar tecnologias para diminuir a poluição;
  • Realizar a padronização, a mensuração e o controle de qualidade na área ambiental;
  • Atuar em equipes de estudos de impacto ambiental para licenciamentos ambientais.