A primeira edição do Encontro Virtual de Educação Física e Esportes – I EVEFE da FAM é um evento online, que tem como tema: “Contexto Olímpico e Paralímpico no Brasil”. O encontro foi promovido pela coordenação do curso de Educação Física da FAM com o objetivo de discutir e debater os impactos do Covid-19 nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Era Moderna, os quais foram adiados por causa da pandemia que atinge o mundo inteiro

Para falar sobre o tema, foram convidados diversos Treinadores e Árbitros, além do Atleta Arthur Nory, que estiveram em diferentes edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e que contextualizaram e debateram os diferentes impactos do adiamento dos jogos, tanto para os atletas quanto para o mercado do esporte.


Revista Científica InterAção

Assista a todas as palestras, na íntegra!

Prof. Dr. Vinicius HirotaCoordenador do curso de Educação Física da FAM

Boas-vindas e abertura do I EVEFE

Prof. Msc. Diego Melo de Abreu

Mestre em Educação, Políticas e Gestões Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (UME-SP); Especialista em Handebol pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL/PR) e em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP) e Licenciado e Bacharel em Educação Física pela UME-SP. Atualmente, é docente no curso de Educação Física da FAM, da UME-SP e da Anhanguera e Vice-Presidente e Diretor das categorias de base da Federação Paulista de Handebol, Coordenador Pedagógico do Mini-handebol na Confederação Brasileira de Handebol e Embaixador do Mini-handebol Decathlon no Brasil.

Título da palestra: ” Lançamento oficial do livro Vamos conhecer o mini-handebol

Prof. Esp. Washington Nunes Silva Junior

Pós-Graduado em Treinamento Esportivo com Especialização em Handebol pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciado por Licenciatura Plena e Bacharel pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG). Técnico da Seleção Júnior Masculina: 1999/2003; Auxiliar Técnico da Seleção Adulta Masculina: 1995/1996, 1999/2001, 2005/2006, 2007/2008 e 2012/2016; Técnico da Seleção Adulta Masculina: 1995/1996, 2005, 2007, 2009 e 2017/2019; Coordenador das Seleções Nacionais de Base do Brasil; Coordenador dos Acampamentos Regionais e Nacionais promovidos pela Confederação Brasileira de Handebol; participação em Campeonatos Mundiais Adultos Masculinos: França/2001 (19.º lugar), Tunísia/2005 (19.º lugar), Croácia/2009 (22.º lugar), Espanha/2013 (13.º lugar), Catar/2015 (16.º lugar), França/2017 (16.º lugar) e Dinamarca/Alemanha/2019 (9.º lugar) e em Jogos Olímpicos: Atlanta/1996 (11.º lugar), Pequim/2008 (11.º lugar) e Rio de Janeiro/2016 (7.º lugar).

Título da palestra: “O Handebol nas Olimpíadas: preparação e bastidores”

Prof. Drando. Alessandro Tosim

Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Especialista em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição e em Atividade Motora Adaptada. Atualmente, é Professor do Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS) e do Centro Universitário UniAncheita e Treinador Esportivo da Seleção Masculina de Goalball. Foi eleito melhor Treinador Paralímpico de esportes coletivos nos anos de 2012, 2014 e 2018 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Com a Seleção Brasileira Adulta, foi bicampeão mundial – Finlândia (2014) e Suécia (2018); medalha de prata nos Jogos Paralímpicos – Londres (2012); medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos – Rio (2016); tricampeão nos Jogos Para Pan-Americanos: Guadalajara (2011), Toronto (2015) e Lima (2019); campeão do Aquece Rio (evento teste) Rio de Janeiro (2016); campeão Copa das Américas – Brasil (2017); campeão do International Goalball Challenge – Brasil (2018); bicampeão Malmo Cup – Suécia (2018 e 2019).

Título da palestra: “Experiência nos Jogos Paralímpicos: o caso do Goalball”

Dra. Caroline Yoshioka e o Atleta de Ginástica Artística Arthur Nory

Doutoranda em Esporte pela UNICAMP. Possui Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, especialização em nutrição aplicada ao exercício físico EEFE/USP, graduação em Nutrição pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2010). Atualmente é membro do laboratório de movimento humano da Universidade São Judas Tadeu, nutricionista esportiva da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e nutricionista esportiva – Comitê Olímpico do Brasil. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Sport Nutrition, atuando principalmente no seguinte tema: transtornos alimentares.

Título da palestra: “Nutrição Esportiva em Tempos de Pandemia”

Profa. Me. Raquel Daffre Arroxelas

Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015); Especialista em Fisiologia do Exercício e Metabolismo pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) – 2009; Licenciada e Bacharel em Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) – 2007 e Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2016). Atualmente, é Professora Universitária do curso de Educação Física do Centro Universitário das Américas (FAM) e do Claretiano. Na Bocha, é Árbitra Internacional Nível A, desde 2006; Vice-Presidente do Comitê de Regras da BISFed (2015-2019); Árbitra formadora da BISFed desde 2015; Juramentista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; Árbitra da modalidade e esteve na Paralimpíadas do Rio 2016; arbitrou também em jogos Para Pan-Americanos de Toronto 2015 e Lima 2019. Em competições, já está convocada para Tokyo 2020.

Título da palestra: “Relato e Perspectivas da Bocha Paralímpica em Jogos Paralímpicos”

Prof. Me. Sergio Maroneze

Dupla Habilitação em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS); Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Trabalhou doze anos como Técnico de Basquetebol em equipes de alto rendimento, dos quais cinco foram com a Seleção Brasileira Feminina Adulta, onde se sagrou Campeão Mundial na Austrália, em 1994, e Vice-Campeão Olímpico em Atlanta, em 1996. Fez parte também da Comissão Científica e do Corpo Docente do Nível 1 e Nível 2 da Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB). Possui Certificação de Treinador Nível 1 pela FIBA Américas desde 2016 e Certificação Nível 3 pela CBB desde 2011.

Tema: “O Basquetebol Feminino: as conquistas do Mundial e Olímpicas na década de 90”

Prof. Dr. Vinicius Hirota

Doutor em Distúrbios do Desenvolvimento; Mestre em Educação Física; Especialista em Educação Motora; Graduado em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2000) e Graduado também em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2001). Atua como Coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário das Américas (FAM-SP) e é Membro Pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira. Atua como Árbitro de natação desde 1996, passando a atuar como Árbitro da modalidade em ambiente do esporte adaptado, desde 2008, tanto em competições nacionais como internacionais. Fez Certificação Internacional, tornando-se International Technical Official (ITO) pelo International Paralympic Committee (IPC – Swimming), culminando na participação das Paralimpíadas Rio 2016 como Árbitro de partida de Natação.

Título da palestra: “Rio 2016: natação e inclusão nos Jogos Paralímpicos”


REALIZAÇÃO (Curso de Educação Física):


PARCEIROS: