Não sei que curso fazer, e agora?

Escolher qual graduação fazer não é uma decisão fácil, principalmente quando ainda não está claro o que mais brilha aos seus olhos. Afinal, essa decisão vai influenciar e trilhar os próximos passos da sua carreira.

Antes de qualquer coisa, é necessário que você conheça minimamente seus gostos pessoais e preferências. O que você gosta de fazer e do que você não abre mão? Com qual matéria da escola você mais se identifica? O que você faz no seu tempo livre? Você também pode refletir a respeito daquilo que você não gosta e não faria jamais.

Para ajudar a responder essas perguntas e a entender suas principais habilidades e motivações, recomendamos que faça o teste vocacional da FAM. Ele leva em consideração as principais características da sua personalidade e indica um caminho que você pode seguir, dando-lhe suporte para tomar essa decisão importantíssima para a sua carreira.

Assim que você entender suas habilidades e motivações, qual o próximo passo? Veja: para escolher em qual faculdade ingressar e qual curso fazer, vale entender as possibilidades existentes. Existem 3 tipos de cursos: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Conheça cada um deles:

Bacharelado: em sua maioria, esses cursos têm duração de 4 a 6 anos, com formação mais profunda e abrangente, preparando o aluno para diversas áreas da profissão.

Licenciatura: são cursos destinados à formação de professores da educação básica (ensino fundamental e médio). Se você tem interesse em dar aulas em escolas, este é o caminho. O bacharelado também possibilita dar aulas, mas não para a educação básica.

Tecnólogo: esses cursos têm duração menor, entre 2 e 3 anos, com foco para áreas específicas, não tão abrangente quanto as outras opções.

Por fim, vale conversar com profissionais, alunos e ex-alunos da área de interesse. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão ampla das atividades realizadas.

Conte com a FAM e com nossos coordenadores para escolher a opção ideal para você!