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ESTRUTURA INSTITUCIONAL, ORGANIZACIONAL, ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

A gestão acadêmica e organizacional da FAM obedecem à estrutura institucional prevista em seu ESTATUTO, atualizado e aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUN.

COLEGIADOS SUPERIORES E ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO

  • CONSUN

O Conselho Universitário (CONSUN) é o órgão superior deliberativo, normativo e consultivo máximo do Centro Universitário das Américas (Artigo 9º do Estatuto).

 

  • CONSEPE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) é o órgão central de supervisão do ensino, pesquisa e extensão, com atribuições deliberativas, normativas e consultivas (Artigo 13º do Estatuto).

 

  • REITORIA

A Reitoria é o órgão executivo superior de gestão de todas as atividades do Centro Universitário (Artigo 15º do Estatuto).

Reitora: Dra. Leila Mejdalani Pereira

 

  • PRÓ-REITORIA

A Pró-Reitoria de Graduação é o órgão executivo de gestão, acompanhamento e avaliação dos cursos superiores de graduação, dos programas e núcleos de Ensino, Pesquisa e de Extensão (Artigo 135, § 1º).

 

  • CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

A CPA auxilia a gestão da Instituição com a finalidade de melhorar o ensino e a qualidade dos serviços prestados. A participação de todos os alunos no processo de avaliação é de extrema importância para a identificação de questões relevantes a serem melhoradas em toda a Instituição. A avaliação é realizada anualmente e em cada ano são abordados alguns aspectos do trabalho da Instituição e dos cursos.

Saiba mais: https://vemprafam.com.br/restrito/cpa/

 

  • COLEGIADO DE CURSO

O Colegiado de Curso é um órgão deliberativo de curso, com funções normativas, consultivas, deliberativas e de administração (Artigos 118º a 124º do Estatuto).

 

Compete ao Colegiado de Curso: Deliberar sobre o Projeto Pedagógico do Curso, atendidas as Diretrizes Curriculares Nacionais e as normas fixadas pelo Conselho Universitário (CONSUN); Deliberar sobre os programas e planos de ensino dos componentes curriculares; Emitir parecer sobre os planos de ensino, iniciação científica/ pesquisa e de extensão que lhe forem apresentados, para decisão final do CONSUN; Pronunciar-se,  em  grau  de  curso,  sobre  aproveitamento e adaptação de estudos, assim como sobre aceleração e recuperação de estudos; Opinar, quando consultado, sobre admissão, promoção e afastamento de seu pessoal docente; Propor a admissão de monitor e supervisionar o seu desempenho; Zelar pela atualização permanente dos currículos dos cursos, garantindo sua qualidade; Zelar pelo bom aproveitamento e desempenho acadêmico dos alunos; Propor e opinar sobre a aquisição de livros solicitados pelos docentes para a biblioteca e assinatura de periódicos especializados, objetivando a atualização permanente do acervo; Aprovar o plano e o calendário anual de atividades do Curso; Promover a avaliação periódica do curso; Exercer as demais competências que lhe sejam previstas em lei e no Regimento Geral.

 

  • NDE – NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão executivo e consultivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico dos cursos e tem por finalidade a implantação dos mesmos. (Artigos 125 a 131 do Estatuto)

Dentre as atribuições, compete ao Núcleo Docente Estruturante: Elaborar o Projeto Pedagógico do Curso, juntamente com o coordenador, definindo sua concepção e fundamentos; Estabelecer diretrizes e normas para o regime didático- pedagógico do curso, respeitada a política acadêmica aprovada pelos órgãos superiores; Definir o perfil profissional e os objetivos gerais do curso; Atualizar periodicamente o Projeto Pedagógico do Curso; Conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário; Analisar e avaliar os Planos de Ensino dos componentes curriculares; Propor ao coordenador providências necessárias à melhoria qualitativa do ensino; Promover a avaliação dos planos de trabalho nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na forma definida no projeto de avaliação institucional.

 

  • NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO ACADÊMICA (NPEA)

Extensão é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre o Centro Universitário das Américas e os setores da sociedade. O Centro Universitário das Américas mantém atividades de extensão junto à comunidade para a difusão de conhecimento e pesquisa, visando ao desenvolvimento do Projeto Pedagógico Institucional – PPI – e para inserção cada vez mais responsável da Instituição no contexto local e regional do qual faz parte. As atividades e programas extensionistas são supervisionados e geridos pelo Núcleo de Extensão (Artigos 155º e 156º do Estatuto).

As atividades de Iniciação Científica / Pesquisa e Extensão da FAM priorizarão a construção de mecanismos de integração entre o saber acadêmico e o saber popular, desenvolvendo assim a democratização do conhecimento, a busca pelo progresso da Nação, a evolução das pessoas, a participação efetiva da sociedade na vida acadêmica, o incentivo ao desenvolvimento da consciência social e política, reforçando a formação de profissionais cidadãos.

 

  • NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (NRI)

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) é uma instância responsável pela gestão da atividade internacional da Instituição. Concentra suas atividades no gerenciamento de programas internacionais de mobilidade de alunos e docentes, assim como, de atividades de informação e difusão de oportunidades de estudos e pesquisas no exterior. Contribui para a formação acadêmica multicultural e tem a finalidade de proporcionar e apoiar as ações de intercâmbio de alunos com instituições de ensino no exterior e ações de internacionalização de ensino, pesquisa e extensão nos campi da FAM (Artigo 49º do Estatuto).

 

Saiba mais: https://vemprafam.com.br/nri/nri-convenios/

 

  • NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ)

O NPJ tem por objetivo proporcionar ao acadêmico aprendizado profissional por meio de atividades jurídicas práticas.

Saiba mais: https://vemprafam.com.br/npj/

 

  • NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O Núcleo de Educação a Distância – NEAD faz parte de uma instância executiva, responsável pelo planejamento, oferta, desenvolvimento, implantação, avaliação e aperfeiçoamento dos recursos, programas, projetos e cursos de educação a distância (EAD) do Centro Universitário das Américas (Artigo 43º do Estatuto).

 

  • EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

A Equipe Multidisciplinar é responsável por acompanhar, conduzir e cuidar de todos os assuntos pertinentes ao bom andamento dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação na modalidade a distância e no devido cumprimento dos Projetos Pedagógicos. A cada reunião realizada, os assuntos definidos são designados para a área responsável e, na reunião seguinte, o assunto é retomado para verificação do andamento do processo, de acordo com o plano de ação estipulado. Todas as reuniões são registradas em Atas.

 

  • NÚCLEO DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE (NAE)

O Núcleo de Atenção ao Estudante – NAE é um órgão de apoio acadêmico e pedagógico que articula e promove as políticas institucionais de atenção ao discente, expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional do Centro Universitário das Américas. (Artigos 137º e 138º do Estatuto).

O NAE é um espaço criado com a missão de acolher e promover a participação dos estudantes na vida acadêmica e orientá-los durante o percurso de sua formação, bem como auxiliá-los na busca de solução de dificuldades que possam interferir ou comprometer sua trajetória de sucesso na FAM.

Saiba mais: https://vemprafam.com.br/nae/

 

  • OUVIDORIA

A Ouvidoria da FAM tem caráter pedagógico e propositivo, exercendo papel de mediadora  nas  relações  entre  a  comunidade  acadêmica  e a sociedade, garantindo atendimento de excelência às manifestações dos cidadãos e aprimoramento constante das políticas e dos serviços públicos prestados, fortalecendo, assim, a participação da coletividade nas ações Institucionais (Artigo 32º do Estatuto).

Saiba mais: https://vemprafam.com.br/contato/ouvidoria/

 

ÓRGÃOS SUPLEMENTARES

Diretamente vinculados aos órgãos da estrutura organizacional, os Órgãos Suplementares e de Apoio destinam-se a fornecer competente suporte às atividades institucionais, de forma harmônica e integrada. São eles:

 

1. BIBLIOTECA

Tem por finalidade atender ao ensino, à pesquisa e à extensão, pautando sua atuação nos seguintes princípios: democratização do acesso à informação e ao acervo; e respeito ao código de controle bibliográfico universal. Os acervos das Bibliotecas compreendem livros, periódicos e bases de dados, nos formatos impresso e/ou digital, acessíveis nas Bibliotecas físicas e virtuais. (Artigos 59º e 60º do Estatuto).

 

2. SECRETARIA ACADÊMICA

Setor responsável pelos sistemas de registro e controle dos processos acadêmicos, bem como verificação, auditoria e guarda dos documentos dos discentes, atendendo-os nas questões da vida acadêmica, de seu percurso formativo, da expedição de declarações, históricos escolares e registro de certificados e diplomas (Artigo 52º do Estatuto).