PROUNI

O que é o ProUni?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quem pode participar?

Poderão participar os candidatos que tenham concluído o ensino médio em colégios públicos ou que tenham sido bolsistas integrais de colégios particulares.

Obs.: O candidato não poderá ter diploma em nenhum curso superior e deverá ter participado do Enem em 2019. Confira aqui as regras para participar do Processo.

Qual a data de inscrição para o ProUni 2020?

• De 14/07/2020 até 17/07/2020 às 23h59min, observando o horário oficial de Brasília – DF.
• De 18/07/2020 até 20/07/2020 às 23h59min, observando o horário oficial de Brasília – DF (Para a Lista de Espera)


Como faço minha inscrição?

As inscrições para o processo seletivo do PROUNI, referente ao segundo semestre de 2020, serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do PROUNI: http://siteprouni.mec.gov.br, conforme edital publicado nº 42 de 17 Junho de 2020.

Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem de 2019 e a senha mais recente usada no Enem.

Quais são os benefícios?

Os aprovados no ProUni ganharão bolsas de estudo, que podem ser integrais ou parciais, para instituições de ensino particulares. Para poder concorrer a bolsas de estudo integrais, a renda familiar bruta mensal não deve ultrapassar um salário mínimo e meio. Já para as bolsas de estudo parciais sua renda familiar bruta deverá totalizar até três salários mínimos.

Onde vejo o resultado?

Os resultados estarão disponíveis no site http://siteprouni.mec.gov.br a partir dos dias:

21/07/2020 – Resultado da primeira chamada;
04/08/2020 – Resultado da segunda chamada;
24/08/2020 – Resultado da Lista de Espera.


A consulta aos resultados, o cumprimento dos prazos estabelecidos e o acompanhamento da candidatura são de inteira responsabilidade do candidato. Caso o MEC entre em contato via e-mail ou site, será somente um contato complementar.

Fui pré-selecionado na FAM. O que devo fazer?

Você deve comparecer ao Atendimento da FAM da unidade Mooca – Rua Borges Figueiredo, 510, Mooca/SP – para entregar seus documentos e do grupo familiar para a comprovação das informações. O início do período de atendimento será do dia 21/07/2020 a 28/07/2020 (primeira chamada) e 04/08/2020 a 11/08/2020 (segunda chamada) , no horário das 9h às 17:00h. (segunda a sexta)

A pré-seleção em qualquer uma das chamadas do PROUNI por si só não garante a bolsa ao candidato. A garantia da bolsa está condicionada à comprovação das informações, assim como à formação de turmas no começo do curso. Confira aqui a documentação necessária para apresentação

Meus documentos foram aprovados pela FAM. O que devo fazer?

 
Agora, chegou a hora de você aceitar o contrato de prestação de serviços:

Você deve acessar o Painel do Candidato, clicando aqui.
Fazer o login com o seu CPF;
E dar o aceite no contrato de prestação de serviços.

Fique atento! No caso de bolsas parciais, você deverá gerar o boleto para efetuar o pagamento.

Quem pode se inscrever às bolsas remanescentes?

Pode se inscrever às bolsas remanescentes do Prouni 2º/2020 o candidato que atenda a uma das condições a seguir:

– seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, e concorra a bolsas em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou

– tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um dos requisitos abaixo:

– ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;

– ser pessoa com deficiência; ou

– ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Confira aqui a documentação necessária para apresentação.

Para mais informações e esclarecimentos sobre as regras do processo de comprovação dos documentos, acesse aqui o site do ProUni.


ATENDIMENTO AO PROUNI – FAM:

FAM Campus Mooca – Rua Borges Figueiredo, 510, Mooca/SP

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17:00h.

ATENÇÃO: Só será permitido a entrada do candidato no campus para a entrega do envelope de documentos. É obrigatório o uso de máscara.

Lista de Espera – 18/08 e 20/08/2020 (Através do portal Prouni)

ACESSE:

⇒ LISTA DE DOCUMENTAÇÃO

⇒ EDITAL PROUNI 2020-2

⇒ EDITAL FAM 2020-2

⇒  PROTOCOLO DE ENTREGA PROUNI 2020-2

⇒  DECLARAÇÃO DE ENTREGA PROUNI 2020-2