Mulheres com mais de 40 anos e os desafios no mercado de trabalho

Mulher com mais de 40 anos e os novos desafios para entrar no mercado de trabalho – Biano News

A mulher ao longo da vida enfrenta vários desafios, como mudar de emprego ou de área profissional.

São escolhas que surgem ao longo da carreira e, em algumas situações, é preciso renunciar à vida profissional para se dedicar aos filhos.

E quando é o momento certo de voltar ao mercado?

Após os 40 anos para voltar ao mercado é importante retomar os contatos e fazer novos, além de se desenvolver, realizando cursos, e estar disponível para novos desafios.

As experiências conquistadas durante a carreira agregam valores e isto é o que diferencia o jovem profissional que se preocupa com projetos e com objetivos futuros.

Para a Shirlei Lisak, psicóloga e professora do curso de Psicologia da FAM (Centro Universitário das Américas), a vasta experiência acumulada pode ser um grande diferencial na hora do recrutamento. Além disso, a extensa rede de relacionamento cultivada ao longo dos anos de carreira pode ajudar.

“Arrumar emprego depois dos 40 anos pode ficar mais difícil porque há menos opções disponíveis para profissionais mais experientes. Isso acontece porque além de ter poucas vagas, este profissional se torna uma “pessoa cara” para o mercado de trabalho.

Muitas empresas veem o candidato como supervalorizado para as vagas. Acredita-se que se tem mais qualidades do que a oportunidade exige e que se tem uma pretensão salarial acima do que a empresa pode pagar. Ainda existe o preconceito na experiência da mulher madura”, completa a psicóloga.

Quando se pensa em recomeçar para enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho, é importante se atualizar. Se o objetivo é ficar na mesma área de atuação, fazer cursos e pós-graduação é uma forma de abrir novas oportunidades.

Para a especialista, a maturidade traz confiança, segurança e coragem. Amadurecer é perceber que suas observações, decisões e escolhas sobre a vida podem mudar. A maturidade ajuda a não desistir diante do primeiro tropeço e a valorizar cada um dos seus acertos, perceber os erros, como algo bom, pois ajudou a ensinar muitas coisas.

“Quando amadurecemos conseguimos entender o que realmente é importante na vida, e saber tirar de letra problemas que quando mais novos pareciam muito complicados. Com a maturidade torna-se possível ver a vida com suavidade, e apesar do corpo poder parecer mais pesado, podemos andar com a leveza de alma de quem já viveu muito do que já tinha para viver”, completa.

Para esse recomeço é importante descobrir qual a carreira mais adequada ao perfil. Parece fácil, mas quando a mulher fica um tempo fora do mercado ou quando pretende mudar de área, se faz necessário buscar ajuda de um especialista para traçar um perfil mais adequado para enfrentar essa nova etapa da vida.

É preciso fazer uma análise de perfil, ver as características e verificar as carreiras existentes, tendo em vista as habilidades exigidas nas áreas de atuação.

Todo recomeço, ou mudança de área profissional não é algo tão simples, a mulher precisa definir suas prioridades e fazer um planejamento para conseguir colocá-las em prática. Sem esquecer que nessa fase da vida, deve-se priorizar o bem-estar, ou seja, o novo desafio profissional deve ser prazeroso para sua saúde física e emocional.